Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Dinheiro Sujo(2018-?)

Na sua primeira temporada de 6 episódios, essa série investigativa da NetFlix expõem como corrupção, crime, leis e vitimas reagem à ciranda do mal do dinheiro sujo.

"Imagina isso no Brasil!!!"


Confirmando a excelente vocação do canal de streaming NetFlix para documentários, com imdb de 8,2 até o momento,  vemos nessa série com uma ótima primeira temporada de estréia seis episódios sobre problemas diversos que afetam EUA/Canadá inicialmente, mas que tem repercussões globais e, como já diria aquele velho ditado, se quiser entender como funciona um esquema complexo criminal, siga a trilha do dinheiro.

Com resultados que oscilam entre os capítulos, com diferentes diretores entre si, alguns deles exigem mais paciência do espectador, porém com bons juros em forma de conhecimento. Segue-se abaixo um pequeno resumo de cada um deles:
* Episódio 1 - Hard Nox : em um capítulo que jurava que era um exagero por parte de um consumidor que, por acaso era um diretor que já inclusive trabalhou para a própria Volkswagen em um comercial, onde o mesmo reclamava que o carro que até então ele gostava, poluía muito mais do que deveria. Frente a dura realidade de carros caros e inseguros(vale lembrar a antiga denuncia de 2013 de que carros brasileiros matavam mais e o custo não se justificava conforme essa reportagem) Só que o problema se mostrou muito maior, ficou conhecido como Dieselgate, com impactos na Europa e EUA, assim como resultou até o momento em mais de 300 mil carros devolvidos só em solo americano, um estrago na reputação e lucros da marca. Essa outra reportagem recente mostra o tamanho da revolta do consumidor americano(e realmente pode desistir em ver esses carros no mercado brasileiro...). E não só é ela que fez isso.
* Episódio 2 - Payday - curiosamente aqui vemos o esquema realmente extorsivo de empréstimos consignados...(errou quem pensou que era aqui no Brasil...:)) nos EUA. Com jogadinhas de palavras no contrato, ocultando custos e juros das parcelas, vemos as consequências para quem contraiu os empréstimos e o donos questionados na justiça. Spoiler: os milionários suspeitos não precisariam se esforçar em serem excelentes vilões de novela.
* Episódio 3 - Drug Short - aqui na minha opinião o melhor da série, explica de uma perspectiva do mercado de valores o que moveu um grupo de especuladores tomar o controle de grandes laboratórios e afetar em escala global o acesso a medicação de vários doentes. Simplesmente essencial para a compreensão e limitação da crença de que o mercado não precisa de regulamentação, assim como a importancia da pesquisa pública.
* Episódio 4 - Cartel Bank - em um mais um episódio pesado, vemos como por décadas, o HSBC foi um dos bancos preferidos dos cartéis mexicanos de drogas para lavagem de dinheiro. Não é muito difícil imaginar se isso acontece em um país como a Pindorama...
* Episódio 5 - The Maple Syrup Heist - uma vez um amigo meu falou que a polícia de Toronto ficou mobilizada em um dos maiores casos de lá: um carro que levava cachorros de um PetShop foi roubado. Por fim o mesmo foi localizado e nada de mal ocorreu com os animais. Essa história talvez explicasse o epsódio bizarro de roubo do xarope da planta que é símbolo do Canadá. É francamente um dos capítulos mais fracos.
* Episódio 6 - The Confidence Man - com depoimentos, reportagens e documentos, é mostrada a formação, ascensão e queda de Trump até o triunfo no campo político. O assustador é que o perfil formado nesse capítulo bate bem com o que temos visto até então.

Resumindo, ainda que com diferentes ritmos, mesmo dentro de cada capítulo e diferentes diretores, a série compensa quem investir algumas horas, ampliando sua compreensão de como o poder econômico pode servir ao detrimento do bem da maioria, seja em escala nacional(americana) inicialmente, mas normalmente com consequências internacionais. Vale sem dúvida.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário