Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras Impressões:Samsung Gear Fit 2 Pro - Modelo 2017

Quando se vê que temos que mudar de estratégia para ganhar a guerra contra a balança, de fato um aparelho desses pode ajudar? Confira essa e outras perguntas no review abaixo



Depois de um pouco pensar, cheguei a conclusão que teria que mudar de estratégia contra o ganho de peso que vinha por anos a fio. E, seguindo a ciência, antes de melhorar algo, é interessante começar a medi-lo. No meu caso, melhorar a medição disso. Explico.

Antes tive um dos agora finados FitBit que ajudava a estimar o numero de passos dados no dia. E sim, por incrível que possa parecer, já me forcei a dar algumas voltas involuntárias para conseguir preencher a famosa e mística meta de 10.000 passos(curiosamente essa nasceu do diagnóstico de um japonês que viu que cada vez mais seus compatriotas andavam cada vez menos). Depois disso, por problemas técnicos, mudei para um relógio Polar que não tinha essa funcionalidade e depois finalmente para o A300. E também se for parar para pensar, só contar passos qualquer celular mediano hoje em dia já faz isso. Ele além de contar os passos fazia uma boa dobradinha com o sensor H7 e o celular, podendo acompanhar o esforço no Polar Flow e tendo uma boa precisão de frequência. Só que queria um pouco mais. E então a evolução natural era partir ou para um novo smartwatch da Polar ou algum que faria a estimativa do batimento cardíaco e o número diário de calorias. E aí...

Por coincidência a compra de A370 da Polar deu errado e um amigo meu sugeriu o Samsung Gear Fit 2 Pro(que só faltou "de Bragança" para ser também da realeza com um nome tão grande). Pesquisei e vi que o fracasso da primeira versão do Gear que precisava de um aperto tão grande do relógio para fazer a medição correta além de ser imprecisa, comprometia a circulação da mão. Nem sendo dado a coisa se mostrou um sucesso. Mas primeiras versões são assim mesmo.

Com boa surpresa vi que havia um bom preço em grandes sites de comercio eletrônico e decidi testar. E em princípio tem sido bem proveitosa a experiencia. Há muitas coisas que ainda precisam de melhorias, mas ele tem me satisfeito com sobra até então.


A função de checagem de frequência, como muitas coisas no relógio, são configuráveis e tem impacto na bateria. Porém, mesmo passando o dia inteiro de checagem, a bateria é suficiente para chegar em casa. A mudança de coleta da mesma de sempre para um intervalo maior claro que tem um impacto na precisa da estimativa, mas costuma ser interessantemente ainda útil. Aliás uma coisa ruim é que o relógio tem um carregador um pouco diferente e não o velho USB dos relógios da Polar, por exemplo. Isso é um probleminha já que dependendo da integração continua, quantidade de avisos de mensagens, uso da memória, entre outras características, é possível você ficar sem bateria antes do início da noite. Mas ajustando com moderação iluminação, coleta da frequência e avisos, ele dura bem mais do que um dia. Ou seja, nesse quesito o relógio passa bem ante a expectativa. 

E tal muitos outros smartwatchers você tem a disposição vários tipos de skins , atualmente eu usando um que lembra o PimBoy do Fallout, ainda que tenha sido claramente feito por algum fã, é ainda funcional com todas as informações como passos, bateria, calorias, batimentos e andares. Só que ele não fica só nisso: ele permite adicionar aplicações ao relógio, como o Spotify, permitindo a excelente funcionalidade de trocar a música!!! :) Parece que há possibilidade de colocar músicas dentro do relógio e de lá sincronizar com um fone bluetooth, o que dispensaria o telefone para músicas, mas confesso que ainda não fiz esse teste. Há outros aplicativos também que não só ajudam a manter/ter uma rotina de exercícios, assim como uma integração com a agenda, mensagens, desafio entre amigos e outras possibilidades. Ironicamente há uma impressão de que o acervo do relógio carece um pouco de uma organização. Infelizmente não espere uma integração, pelo menos por enquanto, entre o relógio e uma cinta de frequência. O motivo é que a Polar evidentemente quer mais vender o relógio do que a mesma, assim tendo a ausência desse aplicativo na loja. Outra coisa interessante foi a impressão de que há mais aplicativos lá fora e que são pagos. Quem sabe isso explique aqui a ausência do RunKeeper que foi listado como aplicativo lá fora, assim como alguns skins mais elaborados que são sugeridos na hora da busca, mas misteriosamente não aparecem.

"Ok, tudo muito bom, mas e quão preciso é a medição dos batimentos?" Para uma aproximação até que bem preciso. Para comparar usei o antigo a300 com a faixa com o sensor de batimentos e confrontei regularmente com o exposto pelo relógio e geralmente os dois concordavam com pequenas diferenças, principalmente nas mudanças de ritmo de esforço. Isso de fato, quando você começa ou para o exercício, dependendo da sua condição física é que vai fazer diferença. Se isso realmente lhe importa, vale a pena levar o H7 e um celular para usar o programa da Polar ou outros que tem funções parecidas só para os exercícios. Se a aproximação já está de bom tamanho para você, então provavelmente você vai se livrar da faixa com o sensor. 

Com um pouco de disciplina, também é possível registrar no relógio o número de copos de água e também café. E mais importante que isso, ele ajuda no registro do sono(eu me surpreendi que estava dormindo menos do que deveria, por exemplo), ainda que a classificação pode ficar prejudicada se você se movimenta demais na cama. Há relatos de pessoas que tiveram problemas como estar vendo um filme e o relógio pensar que a pessoa estava dormindo por causa dos batimentos cardíacos. Ou seja, um filme chato pode interferir nisso... Ou de repente ele está certo e venha a medir aquelas pescadas na sessão...:)

Ah, na hora de comprar, verifique se há a possibilidade de que o modelo com pulseira P ou G seja a mais adequada ao seu uso. E falando em pulseira, há um conjunto razoável de outras cores, modelos e até materiais. Vale a pena dar uma olhadinha fora do Brasil ou no Mercado Livre.

Por fim, vale lembrar que o mesmo é a prova d'água em até 5 atm, o que é bem razoável e tem uma funcionalidade para indicar que você vai mergulhar, travando o display quando necessário. E duas dicas curiosas: é possível programar um modo de emergência, avisando que você precisa de ajuda (para isso funcionar, você teria que ativar o modo de localização via GPS e estar com o seu celular). A segunda dica é que você pode salvar boa parte da bateria se desligar o bluetooth e justamente o GPS. Inclusive a bateria melhorou e muito quando decidi desligar o Wi-Fi e o Bluetooth depois do GPS. Como a ideia é deixa-lo coletando o máximo possível com eventuais sincronizações, está ótimo o desempenho! Aí se tem que ajustar as suas necessidades. Depende qual será seu uso. Espero ter ajudado em esclarecer por alto como esse relógio funciona. Qualquer dúvida, pode deixar na sessão de comentários que no que for possível vamos tentar esclarece-la. Abraços!

Lembando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário