Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Onde Está Segunda? (2017)

Uma boa produção da NetFlix que infelizmente não recebeu a merecida atenção da mídia
                                                                                                                                                                   
Nota IMDb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: What Happened to Monday
Ano de Lançamento: 2017
Diretor: Tommy Wirkola
Estrelas:  Noomi Rapace, Glenn Close, Willem Dafoe
Sinopse: Em um mundo em que as famílias são limitadas a uma criança devido à superpopulação, um conjunto de sétuplas idênticas deve evitar ser colocado em um longo sono pelo governo e superar lutas internas perigosas ao investigar o desaparecimento de uma delas.

Depois de um longo tempo esperando na minha "fila", finalmente dei uma chance a esta produção original da NetFlix que é uma ficção com toques de suspense e drama. Confesso que não fui esperando muito, seja por conta da "nota baixa" no IMDb ou pela falta de visibilidade dele na mídia especializada que consumo. Porém, para minha surpresa, temos aqui uma boa premissa que foi realizada em uma produção caprichada e com uma entrega impressionante da atriz Noomi Rapace.

O filme mostra um futuro próximo (2073) onde a destruição do meio ambiente nos levou a uma superpopulação e, consequentemente, uma crise alimentar global. O fato dos alimentos geneticamente modificados elevar a incidência de gêmeos só agrava a situação. Diante disso, o "governo unificado" decide aprovar uma lei que restringe as famílias a terem apenas um filho, sendo que os demais serão "congelados" até que a crise alimentar esteja resolvida. Acompanhamos então a história de um avô, interpretado pelo excelente Wilem Dafoe, que esconde o nascimento de suas netas sétuplas e as cria em segredo para que elas assumam uma única identidade no mundo externo. O desaparecimento de uma delas desencadeia uma avalanche de eventos com impacto em vários níveis.

Como já disse, o filme parte de uma premissa interessante e constrói muito bem esse cenário com uma produção que, apesar de não mostrar grandes efeitos especiais ou cenários megalomaníacos, cumpre seu papel com louvor. Talvez o maior problema seja o fato de que, pelo menos para mim, o desfecho tenha sido um tanto quanto previsível. Ainda assim, não faltam algumas surpresas e também vários momentos para prender a atenção. A falta de maior engajamento com as questões sociais e políticas levantadas talvez deixe algumas pessoas decepcionadas, mas para mim foi justificável pelo risco de perder o foco.

E não há dúvidas que a grande responsável por carregar o filme é a protagonista em todas as suas "sete faces". Esta tarefa monumental caiu sobre os ombros da talentosa Noomi Rapace e ela não decepciona. Quem entende um pouco de produção sabe a dificuldade que é para um ator contracenar consigo mesmo. Imagine então sete cópias. Recentemente tivemos isso na ótima série "Orphan Black" onde a atriz Tatiana Maslany conseguiu dar vida a vários clones, cada um com sua personalidade e trejeitos únicos. Aqui Noomi não dispõe do mesmo tempo para desenvolver suas personagens, mas ainda assim se sobressai ao criar conflitos e diferenças sutis que são complementadas por postura física, figurino e maquiagem. Pena que Glenn Close não tenha brilhado à sua altura no papel de vilã, ainda que sua performance seja competente.

Apenas pela chance de ver sete "Noomi Rapaces" dividindo a tela este filme já seria uma recomendação certa e o fato dele ainda trazer uma boa história e ótima produção só confirma esse status. Estamos diante de mais uma amostra de que as produções originais da NetFlix podem oferecer boas opções de filmes para rivalizar com Hollywood. E, como em qualquer outro mercado, toda concorrência é sempre positiva para nós espectadores.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário