Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Feito na América (2017)

Uma história real que parece ficção em uma das melhores atuações recentes de Tom Cruise
                                                                               
                                                                                                             
 Nota IMDb: 7,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: American Made
Ano de Lançamento: 2017
Diretor: Doug Liman
Estrelas: Tom Cruise, Domhnall Gleeson, Sarah Wright
Sinopse: A vida de Barry Seal, um piloto que, na década de 80, traficava drogas e armas para a CIA e o cartel de Medellín ao mesmo tempo.


A nostalgia com a década de 80 está em alta e isso tem ficado claro tanto em produções para a TV como para o cinema. Os exageros e ostentação sempre foram marcas dessa época e isso se mostra ainda mais evidente quando analisado em conjunto com a ascensão do tráfico de cocaína. Neste mais novo e excelente filme de Doug Liman, temos mais uma chance de acompanhar um fato verídico dessa época e que mais parece ter sido escrito para a ficção.

No meio do turbilhão da década de 80 e do crescimento do tráfico de cocaína para os Estados Unidos, o talentoso e visionário piloto Barry Seal acaba se envolvendo ao mesmo tempo com a CIA, Casa Branca e com o Cartel de Medellin enquanto vive uma história meteórica incrível de dar inveja às montanhas russas mais radicais da atualidade. Quem já assistiu pelo menos à primeira temporada de 'Narcos' no NetFlix já deve conhecer sua história ao se transformar no "piloto oficial" para a entrada da cocaína de Pablo Escobar e do Cartel de Medellin nos EUA. Enquanto isso, ele também traficava armas para a CIA em nome do "combate ao comunismo" e acabou se envolvendo com figuras poderosas da América Central. Porém, ainda que exista uma boa montagem do cenário político e social da época, aqui o foco permanece em sua história pessoal e no impacto que suas decisões tiveram para ele e sua família. De qualquer forma, tudo isso é feito de uma forma bem leve e até cômica, gerando muitas risadas durante o longa, mesmo que o desfecho tenha sido bem trágico.

Sem dúvidas, o grande mérito de segurar o filme e dar vida a essa figura quase folclórica recaiu nos ombros de Tom Cruise e ele tira de letra no que, ao meu ver, foi sua melhor interpretação da última década. Ele está solto e despeja seu charme e carisma sem descuidar nos momentos mais dramáticos. Destaque também para o fato dele ser piloto e ter feito várias das cenas mostradas no filme, algo que comprova mais uma vez seu compromisso e entrega à sétima arte.

Com certeza este filme vale o tempo e recomendo a todos aqueles que ainda não conhecem a impressionante história de Barry Seal. Apesar das evidentes licenças poéticas e por mais inacreditável que pareça, saiba que grande parte do que foi relatado realmente aconteceu. O resultado final é mais um fruto positivo da parceria de Doug Liman com Tom Cruise e mal posso esperar pela continuação de "No Limite do Amanhã" (o excelente e injustiçado filme de 2014) que já está em fase de pré-produção.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário