Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Churchill(2017)

Envelhecer é reconhecer suas limitações. Só que para algumas pessoas isso é bem, bem mais difícil. Confira o que achamos desse filme que é parte drama biográfico, parte suspense.


Os ingleses não devem ter curtido muito o filme

Nota IMDb: 6,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Churchill
Ano de Lançamento: 2017
Diretor: Jonathan Teplitzky (diretor de Burning Man(2011) e Uma longa Viagem(2013))
Estrelas: Brian Cox, Miranda Richardson, John Slattery, entre outras estrelas
Sinopse: Faltando menos de 96 horas até o Dia D, o Primeiro Ministro mais famoso da Inglaterra luta com seus demônios, a clara perda de confiança, a pressão e assuntos domésticos. E com seus aliados(internos e estrangeiros).


Em 25 de abril de 1915, o Império Britânico iria ter uma dura lição na chamada Campanha de Galípoli, onde tropas britânicas, australianas, neozelandesas e francesas sofreram ao longo de meses pesadas perdas, resultando em um desastre militar tão grande que o dia de comemoração dos veteranos na Austrália e Nova Zelância é o dia de inicio dessa campanha, superando o Dia do Armistício/Dia da Lembrança. Ela foi também fundamental para o processo de formação da Turquia pós Império Otomano. O artigo que tem mais detalhes no Wikipidia pode ser visto aqui.

Porém uma pessoa ficou bem traumatizada nesse processo. Winston Churchill, que tinha participado ativamente desse desastre(que não foi o único. Aliás o "quase" que o marcou especialmente foi Dunkirk), e faltando apenas 96 horas para o ataque que ia de fato definir parte do rumo da Segunda Guerra era particularmente doloroso e conflitante a sua atuação frente até seus aliados. 

Já sofrendo com 5 anos de longo desgaste pela guerra, atacado por muitos em seu próprio país, e com desconfianças de aliados, Churchill ainda sonhava em comandar o país uns bom longos anos depois do que deveria ser o dia da Operação Overlord. Dúvidas, a pressão e fantasmas do passado o fizeram especialmente relutante quando a forma de execução do maior assalto dos aliados à Hitler. E problemas de relacionamento, idade e uma justificável paranoia também não ajudavam. Nisso o filme se paga.

Mas o filme tem lá seus problemas. Pouco orçamento, uma trilha sonora bem pobre, uma interpretação Brian Cox menos rica do que vemos até em The Crown, uma visão dramática até demais(poderia explorar com base em fatos melhor a relutância/dúvidas sobre se era ou não o melhor momento para isso) são coisas que votam contra que esse filme passe além de um bom filme para se ver na TV a cabo. Não é um tempo perdido, com interessantes curiosidades e algumas imperfeições históricas, mas o saldo é mais positivo do que negativo. Quem sabe quiseram humanizar demais Winston e poderiam ter gasto um tempinho até com imagens de arquivo. Não seria tão ruim assim.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em 
https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário