Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras impressões: Project CARS 2 (PC)

Os medalhões do gênero que se cuidem, pois esta sequência chegou para lutar pela posição mais alta do pódio!
                                                                                                                                                             
- Plataforma: PC (Oculus Rift)
Metascore: 8.6 (User Score: 7.8) - Até o dia da postagem


Geralmente não gosto de falar de um jogo antes de terminá-lo, mas se existe um gênero onde a chance disso dar certo é o de corrida. Depois de experimentar boas horas me divertindo com alguns dos carros e circuitos e de jogar algumas corridas no modo de carreira, já me sinto confiante para dar minha opinião sobre a sequência de um dos melhores simuladores de corrida da atualidade.

Nem todos sabem, mas o primeiro jogo nasceu de uma ideia de "crowdfunding" da desenvolvedora Slightly Mad Studios, tanto que o CARS do nome é a sigla para Community Assisted Racing Simulator, o que corresponderia a algo do tipo "Simulador de Corrida Assistido pela Comunidade". Sem contar com o financiamento tradicional de uma distribuidora, o projeto anunciado em meados de 2012 pretendia usar a colaboração da comunidade de gamers em termos financeiros e de desenvolvimento coletivo. Lançado oficialmente em 2015 em várias plataformas, logo se transformou em uma referência em termos de física apurada, simulação e realismo. Isso sem falar do suporte à realidade virtual, o que o transformou em uma das melhores opções para quem, como eu, já possui óculos compatíveis.

Anunciada logo após o lançamento do primeiro jogo e seguindo o mesmo modelo de desenvolvimento, a sequência foi lançada agora em setembro de 2017 e já arrebatou a crítica e o público com excelentes avaliações. Considerando o que experimentei ao jogar usando o Oculus Rift, realmente estamos diante de uma continuação que melhorou quase todos os aspectos do seu antecessor e que chega para tentar destronar de vez os grandes nomes como "Forza Motorsport" e "Gran Turismo".

Em termos de pistas (mais de 60) e carros (mais de 180 com destaque para a adição de Ferrari e Porsche), a quantidade disponível é simplesmente fantástica e tudo reproduzido com um realismo que beira a qualidade fotográfica, desde que você tenha o hardware necessário para isso em seu PC, principalmente se for jogar em realidade virtual. Para os mais empolgados, existe inclusive suporte para resolução de 8k(???!!!). Meu Core i7 4770k pareado com minha GTX 1080 deu conta do recado tranquilo nas configurações máximas (com resolução 4k) e inclusive me deixou "esbanjar" usando um "supersampling" de 1.2 para melhorar a qualidade no Oculus Rift.

A física está mais apurada do que nunca com danos realistas, falhas mecânicas, ótima sensação de velocidade e com uma mecânica de direção que, desde que você jogue com volante, permite sentir completamente o carro e saber o momento exato em que ele perde aderência. Porém, o grande destaque mesmo vai para o novo sistema de passagem do tempo e de simulação de clima. As varições vão desde chuvisco a neblina com nevasca e os efeitos de iluminação são fantásticos. As poças de água que vão se acumulando e depois secam afetam consideravelmente a aderência e mostram um nível de detalhismo inacreditável.

A campanha também foi modificada para ser mais intuitiva e amigável como na série Forza e conta com narrador que explica todos os passos e escolhas possíveis. Porém, a liberdade de começar logo "no topo" continua presente para aqueles que não querem ralar nas categorias de base. Particularmente, eu prefiro me aclimatar aos poucos ao jogo e escolhi começar por baixo, mas já em turismo, Kart ninguém merece ;). O que mais me impressionou foi o quanto eu fui evoluindo a cada volta, sentindo mais confiança no carro e conhecendo a pista, me jogando nas curvas com mais agressividade e melhorando os tempos de volta. Cheguei até a mexer no ajuste do carro, algo que quase nunca faço, e o novo sistema de engenheiro de equipe (que faz perguntas e sugere alterações de acordo com seu "feeling" de piloto) resultou numa melhoria significa de desempenho e me fez sentir como um piloto de verdade. Destaque também para o foco online do jogo em "e-sports" com eventos multiplayer e uma infinidade de possibilidades aos mais competitivos.

Claro que um jogo recém lançado e com tamanha complexidade terá bugs, mas neste caso não temos nada que quebre a experiência. Particularmente percebi a inteligência artificial meio amadora e errando mais que o normal (ou talvez ela esteja se adequando ao meu talento?) e um bug chato que fazia a "linha de corrida" desaparecer em vários momentos enquanto jogava no Oculus Rift, o que exigiu de mim mais dedicação para conhecer a pista previamente.

Para quem puder, sem dúvidas vale à pena experimentar o jogo com óculos de realidade virtual. O jogo abraça esse público e disponibiliza inclusive opções específicas de RV que ajudam a personalizar a experiência. Eu (e a maioria) considero a forma mais imersiva de simulação de corrida, ganhando inclusive de setups com três telas. E isso inclusive me fez lembrar de outro ponto positivo e importante de ser mencionado: o som. Ao colocar o Oculus Rift e subir o volume, confesso que nunca havia me sentido tanto dentro de um cockpit de um carro de corrida. A variedade de sons de motores irá agradar os amantes de carros e o feedback do ambiente é fantástico.

Enfim, não sobram motivos para investir nesse jogo para quem é fã de jogos de corrida, principalmente se você possui óculos de realidade virtual e um PC já suficiente para uma experiência agradável. Pelo que experimentei, o valor obtido é impressionante e temos centenas de horas de diversão garantida, seja offline ou online. E aos poucos os bugs serão corrigidos e o jogo será aprimorado com atualizações e, provavelmente, conteúdos adicionais. Os medalhões do gênero que se cuidem, pois esta sequência chegou para lutar pela posição mais alta do pódio.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário