Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Cartões Postais de um lugar distante de um viajante do espaço

Cassini é um longo projeto que vai acabar justamente enquanto você lê esse post. E porque isso foi um grande sucesso? Confira no post abaixo




De inicio no dia 5 de outubro de 1997, quase 20 anos depois, a sonda deve acabar ironicamente em seu objeto de maior interesse, Saturno, no que se chamou na operação "Grand Finale", que vai ser um esforço deliberado de se desintegrar enviando o máximo de informação nos seus momentos finais. Por quê?

Bom, primeiro e principalmente porque depois de aproximadamente 600 gigas de informações, entre excelentes fotos, grandes façanhas(como por exemplo, justamente a pouco tempo atrás, passar justamente entre a superfície de Saturno e seus anéis), a nave está sem combustível, só tendo o necessário para seu segundo motivo do fim de sua existência que é proteger as luas desse gigante do nosso Sistema.

Isso é tão importante porque a pesar de excelentes fotos e inclusive composição e dicas de organização, duas luas se destacam por ter possíveis condições de abrigar vida(simples, mas mesmo assim seria impressionante) fora da Terra(tire aquele maluco do Aliens do Passado da sala). Deixar a nave a deriva é aumentar e muito a chance de tê-la atraída a uma das luas, o que seria um desastre. Há algo irônico nisso.

É curiosa a decisão frente a várias missões de pequenas sondas que ou colidiram com seus objetos de observação de forma deliberada como a missão LCROSS com seus dois impactos na superfície da Lua, assim como a sonda Rosetta com o cometa 67P/Churyumov-Gersasimenko. Depois de tanto trabalho, muitos dados, alegrias, medos e frustrações, nada melhor do que um pouco de destruição com a desculpa que sonha todo o adolescente: tudo isso é para o bem da ciência! Vale conferir as lindas fotos, algumas dignas de uma capa de uma boa banda de rock lá na página oficial do projeto. E há o vídeo abaixo explicando com ajuda de uma animação como será o fim da mesma.

Por fim vale lembrar que o projeto já deu excelentes frutos e muitos dados a serem analisados por uns bons anos ainda. E porque não dizer, é o primeiro de uma série prospera de estudo desse enorme ajudante da vida terrestre e , principalmente, suas luas e a rica possível variedade de recursos.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Um comentário:

  1. Muito bem co-editor, excelente post! Realmente o fim dessa missão épica merecia o devido registro (h) (h) (h)

    ResponderExcluir