Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Despedida em Grande Estilo (2017)

"TRÊS IDOSOS E UM problema que não é SEGREDO pra ninguém" 
                                                                                                                 
                                                                                                                                                                   Nota IMDb: 6,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Going in Style
Ano de Lançamento: 2017
Diretor:  Zach Braff
Estrelas: Michael Caine, Morgan Freeman, Alan Arkin
Sinopse: Willie (Morgan Freeman), Joe (Michael Caine) e Albert (Alan Arkin) são amigos há décadas. Eles levam uma vida pacata, mas sofrem com problemas financeiros. Quando Willie testemunha o assalto milionário a um banco, decide chamar Joe e Albert para elaborarem o seu próprio assalto. É a vez dos idosos se rebelarem contra a exploração dos bancos.


Considerando a atual situação que vivemos no Brasil com o rombo da previdência social e necessidade de reformas no sistema para evitar a bancarrota pública, este filme, mesmo que com foco muito superficial e mais voltado para a comédia do que para o drama, traz uma discussão válida sobre o abandono dos mais idosos e seu direito em se rebelar.

Na trama, três idosos que acabaram de perder seu fundo de pensão e estão com problemas financeiros resolvem se juntar para assaltar o banco que os "roubou". Ainda que as tentativas de justificar o crime sejam bem fracas e sobrem muitas arestas morais no roteiro, o filme se sai bem ao explorar o lado cômico envolvido na situação de três idosos planejando um assalto desse nível. O elenco principal brilha como sempre, com destaque para o charmoso Michael Caine como o avô preocupado e para o eterno ranzinza e engraçado Alan Arkin. Morgan Freeman também continua adorável e com um bom timing para comédia.

Trata-se de um filme leve e divertido que trará boas risadas e que não se rende ao modelo atual de humor apelativo. Com certeza uma boa recomendação para ver com toda a família em momentos de descontração.

Mesmo assim, o tema pode ser extrapolado para nosso cotidiano atual. Com o aumento da expectativa de vida e do número de idosos, já era esperada essa crise no nosso sistema previdenciário. E já pensou se os idosos brasileiros que estão com aposentadorias atrasas ou sendo obrigados a ver o valor de contribuição sendo reajustado para níveis inaceitáveis resolverem se rebelar e assaltar bancos? Vamos torcer para que esta possibilidade fique apenas no campo da ficção e que nossos idosos recebam o cuidado e o respeito que merecem.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Um comentário:

  1. O filme é uma crítica social da situação dos idosos. Seguramente o êxito de Despedida em Grande Estilo deve-se a participação Morgan Freeman no filme, porque tem muitos fãs que como eu se sentem atraídos por cada estréia cinematográfica que tem o seu nome exibição. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno.

    ResponderExcluir