Série da vez:Bill Nye Saves the World
Hummmm....Há dúvidas sobre isso nessa inconstante série...
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Ele até que se esforça, mas... |
Ok, vamos aos fatos: temos vivido desafios como espécie cada vez maiores. Isso faz parte até do nosso relativo "sucesso" evolutivo. Porém ,há um problema relativamente "novo": há uma politização econômica sobre o uso da ciência. Isso não é novo. Com a ascensão de Trump a presidência, a orientação econômica bateu de frente com as orientações nos investimentos em alternativas renováveis. E o que tudo isso tem haver com TV?
Bill Nye era um famoso apresentador conhecido pelo programa Bill Nye The science Guy, um daqueles que programas que foram responsáveis pela popularização da ciência nos EUA e outros países. Dado o cenário da popularização da teoria da Terra Plana e outras bizarrices, alguém tinha que fazer algo sobre isso... E a NetFlix viu uma oportunidade de dar voz de novo a Bill... E...
Resumindo, a série não é tão ruim assim. Tenho na primeira temporada 13 episódios com vários assuntos, naturalmente ela tem alguns mais produzidos e interessantes do que outros. O problema é que talvez problemas no tempo de produção, a montagem apressada, ou o mais grave dos problemas que eu vi: simplesmente o pessoal esqueceu que estava produzindo conteúdo para adultos/adolescentes e não mais crianças! Brincadeiras bobas, piadas bem fracas, animações feitas por estagiários, experimentos questionáveis, falhas de enquadramento, público desanimado(melhor nem ter se é para ter a reação que vemos em alguns episódios) e a falta de confronto de hipótesis(pior exemplo disso é o episódio dos alimentos transgênicos...) lançam dúvidas sobre a qualidade do programa.
Mas hey, a Ciência precisa de ajuda! É verdade! Há bons convidados(ainda que não tão bem aproveitados muitas vezes, como no quadro dentro do programa de debates), eles visitam lugares superinteressantes, há quadros que realmente eles gastaram bastante tempo/esforço/dinheiro e a pauta inicial pelo menos instiga a querer saber mais. Aí acho que mais importante do que você assiste nessa série é a mensagem que é fundamental para a nós como sociedade global: há como mudar nossa realidade e isso faz toda a diferença na vida de todos nós.
Resumindo, imagine essa série como sendo feita pela equipe de TV da sua cidade e a sua expectativa vai ser superada pelo o que é entregue. Ou simplesmente ignore os defeitos e foque na mensagem, mesmo que capenga. Sinceramente acho injusta a nota de 3,5 no imdb para a série. Uns 6,5 seria nota mais justa para a média que realmente tem alguns episódios péssimos, ainda que há outros ótimos também...
E para finalizar e não falarmos de flores, vamos dar algumas dicas sobre canais de ciência. No próprio NetFlix há o Cosmos que é um ritmo bem específico, mas recheados de momentos incríveis. Mas há outras opções.. Muitas outras opções... No Youtube, primeiro temos que destacar o excelente Manual do Mundo , que faz um programa interessante tanto para adultos, porém principalmente para crianças. Outro canal é o muito bem feito Nerdologia, com pautas nerds e instigantes. E lá fora temos o muito curioso Kurzgesagt. Há o excelente Veritasium , assim como o Space Videos e o canal irmão Space and Universe(hehehe...Meu vício é ficar olhando o espaço por horas se o dia deixar...), AeroSpace Channel, SciShow e muitos outros. E que tal aprender algo lavando pratos, dirigindo ou passeando com o cachorro? Pra isso há podcasts legais como o Naruhodo ou o denso, mas muito bom Fronteiras da Ciência. Resumindo, há vários meios, áreas e públicos para a Ciência. É só ela entrar em sua rotina. Hoje é muito mais fácil. Se houver a segunda temporada do Bill Nye, ele tem que lembrar qual é o público dele e ver que há algo muito maior do que o próprio ego...
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Nenhum comentário