Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Snowden: Herói ou Traidor (2016)

Será esta a versão definitiva sobre o que realmente aconteceu? Confira na nossa análise!
                                                                                 
Nota imdb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Snowden
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: Oliver Stone
Estrelas:  Joseph Gordon-Levitt, Shailene Woodley, Melissa Leo
Sinopse: Ex-funcionário terceirizado da Agência de Segurança dos Estados Unidos, Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt) torna-se inimigo número um da nação ao divulgar a jornalistas uma série de documentos sigilosos que comprovam atos de espionagem praticados pelo governo norte-americano contra cidadãos comuns e lideranças internacionais.


Não é nenhuma novidade o fato de que os Estados Unidos possuem a agência de espionagem mais ativa e poderosa do mundo. Porém, quando em 2013 um ex-funcionário dessa entidade revelou documentos e detalhes de um esquema de espionagem global que mirava não só suspeitos mas também cidadãos comuns e autoridades internacionais para fins de vantagens políticas e estratégicas, ficou claro que eles tinham ido longe demais. Este filme conta a história do homem responsável por este vazamento e tenta explicar as motivações por trás deste suposto ato de traição.

O roteiro foca na biografia de Edward Snowden a partir do momento em que ele tenta ser um bom patriota e servir seu governo. Após falhar na tentativa de ser um militar das forças especiais, ele usa seus avançados conhecimentos em informática para entrar na Agência de Segurança Nacional e começa a ter conhecimento de programas desenvolvidos com o intuito de coletar informações de praticamente todos os habitantes do planeta, assim como ter acesso a câmeras e celulares. Aos poucos, ele vai percebendo que não se trata apenas de uma questão de combate ao terrorismo ou de segurança nacional, mas sim que o governo pretende obter informações privilegiadas para ter vantagem competitiva e estratégica contra outras nações, independente de ter que burlar direitos de privacidade nacionais ou internacionais. Tudo isso é contado de uma maneira bem interessante que nos traz um bom desenho psicológico de Snowden e de todos os conflitos pessoais e profissionais que o motivaram a se transformar em um delator.

A performance de Joseph Gordon-Levitt como o protagonista é fantástica e ele realmente se esforçou para se transformar em Snowden, convencendo bastante em todos os momentos e não me surpreenderei se ele for indicado ao Oscar. O elenco de apoio também se mostrou muito competente, inclusive com uma aparição positiva de Nicolas Cage que parece estar reencontrando o caminho para as grandes produções. O destaque mesmo vai para a direção precisa e corajosa de Oliver Stone que traz uma visão bem imparcial dos fatos e que, considerando a participação do próprio Snowden no final, parece ter sido bem fiel à realidade. No final, cabe ao espectador responder à pergunta do título: herói ou traidor?

Se você se interessa em saber mais sobre os fatos desse vazamento histórico de informações sigilosas, este filme é sem dúvidas uma das melhores fontes. Vale também pela excelente construção dramática que o transforma em um excelente filme por si só. Outro ponto louvável são as críticas a respeito da política de uma superpotência que coloca seus interesses acima dos direitos individuais de seus cidadãos e do resto do planeta. 

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário