Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)

Os animais são realmente fantásticos, mas infelizmente os seres humanos nem tanto.
                                                     
Nota imdb: 7,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Fantastic Beasts and Where to Find Them
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: David Yates
Estrelas:  Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Alison Sudol
Sinopse: O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York levando com muito zelo sua preciosa maleta, um objeto mágico onde ele carrega fantásticos animais do mundo da magia que coletou durante as suas viagens. Em meio a comunidade bruxa norte-americana, que teme muito mais a exposição aos trouxas do que seus colegas ingleses, Newt precisará usar todas suas habilidades e conhecimentos para capturar uma variedade de criaturas que acabam fugindo.


A franquia dos filmes do mago Harry Potter foi uma das maiores do cinema moderno e encantou o mundo inteiro, ainda que a qualidade de alguns filmes não seja comparável com seu desempenho nas bilheterias. Quando o último filme foi adaptado e a história chegou ao fim, muitos fãs ficaram órfãs e muitos executivos de Hollywood torceram para que J.K. Howling pudesse produzir mais materiais desse universo. O resultado disso foi este filme que é baseado em uma obra citada nos filmes de Harry Potter e que fala de criaturas fantásticas no formato de uma enciclopédia.

Pela primeira vez, J.K. Howling foi também a responsável pelo roteiro do filme e para a direção, em uma tentativa clara de manter o mesmo tom para o universo, escolheram David Yates, o mesmo dos últimos quatro filmes da franquia do bruxo britânico. A história se situa no mesmo universo, mas antes dos acontecimentos em Hogwarts. Acompanhamos a viagem de um mago apaixonado por criaturas que vai aos Estados Unidos e acaba se envolvendo em uma enrascada quando alguns de seus "bichinhos" escapam e também quando interfere em assuntos da comunidade de magos residentes. Tudo bem que o título parece deixar claro que os grandes astros dos filmes serão as criaturas, mas senti muita falta de um maior desenvolvimento dos personagens. Nem mesmo em relação ao protagonista Newt nós recebemos uma explicação melhor sobre suas motivações e desventuras passadas. O curioso é que o personagem mais carismático acaba sendo o único "não mago" da trama. Ainda assim, pelo menos o tom do filme seguiu o amadurecimento da última franquia e, ainda que tenhamos muitos momentos de "ocus-pocos" que irão agradar as crianças, temos uma pegada mais adulta com temas que irão interessar os fãs originais que viraram adultos assistindo aos filmes anteriores.

Apesar da falta de um desenvolvimento maior que nos faça se importar com seus personagens, o elenco é muito bom e faz um excelente trabalho com o material que lhe foi passado. O ganhador do Oscar Eddie Redmayne está perfeito no papel de "nerd" que se sente mais à vontade com as criaturas do que com outros humanos. Talvez o vilão de Colin Farrel tenha sido o maior afetado pela falta de desenvolvimento, mais ainda assim ele entrega uma ótima performance. Temos ainda uma pequena participação de Johnny Depp que serve mais para nos deixar ansiosos por uma continuação.

Porém, como dito antes, são as criaturas que roubam a cena e neste quesito o filme entrega efeitos de primeira e que se mesclam muito bem com o ambiente real à sua volta. Claro que temos também várias referências ao universo criado anteriormente e sem dúvidas os fãs irão vibrar e reconhecer muitas coisas.

Sendo assim, quem é fã dos filmes anteriores e não via a hora de ter mais um gostinho desse universo, sem dúvidas este filme é obrigatório. Para os demais, desde que não se vá com uma expectativa errada, temos a certeza de uma diversão descompromissada. Resta saber o que o futuro reserva para esta franquia e torcer para que a ganância não acabe com toda a sua magia.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário