Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez:A Ditadura Perfeita(2014)

Uma comédia tristemente verdadeira? Confira no review abaixo



"...para você não descobrir que o programado é você."



Nota imdb: 7,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: La dictadura perfecta
Ano de Lançamento: 2014
Diretor: Luis Estrada(esse polêmico diretor mexicano ficou famoso por La ley de Herodes(1999), Um mundo maravilhoso(2006) e O Inferno(2010))
Estrelas:   Damián Alcázar(ator parceiro de longa data do diretor Luis Estrada, ficou famoso por ser o Gilberto Orejuela na série Narcos, que vai ser o protagonista da próxima temporada, aqui é o corruptor governador Carmelo Vargas), Joaquín Cosio(famoso por Selvagens(2012), O Inferno(2010), O Cavaleiro Solittário(2013) e 007 - Quantum of Solace(2008), aqui faz o perdido Agustín Morales), Alfonso Herrera(ficou famoso por Volverte a ver(2008) e RBD: A família(pois é...), aqui é o aprendiz de diretor/feiticeiro Carlos Rojo), entre outras estrelas.
Sinopse:O presidente fala uma mega abobrinha, isso gera um frenesi nas redes sociais e algo deve ser feito para desviar a atenção popular. E quem vai pagar o pato é um governador corrupto chamado Carmelo Vargas. Mas ele ainda tem uma carta na manga.

Lá em 1997, o Mera Coincidência, com gente famosa como Robert De Niro, Dustin Hoffman e Anne Heche toca no poder de manipulação da imprensa em benefício de poderosos. Acelerando a fita, em 2014, com poucos recursos orçamentários, mas com interessantes idéias, temos uma história que para nós e muitos países latino-americanos é irritantemente cômico(no sentido clássico mesmo. Você pode ler como tragicômico) verdadeira. E essa curiosa obra não poderia passar em brancas nuvens lá no NetFlix.

Aliás é um desses casos que você tem que procurar por "A Ditadura Perfeita", ou "La dictadura perfecta"(tal qual o excelente documentário "(Dis)hosnest" também ainda presente nesse serviço de streamming. E por que vale a pena procurar esse filme?

Em um México ficcional, ou não, como diz o início do filme, o Presidente da República é uma pessoa com sérias restrições intelectuais. E fala uma mega bobeira que repercute de tal forma que o governo se vê em uma situação que ele tem que chamar atenção para algo. Como não havia uma tragédia substancial como terremotos, morte de alguma personalidade ou grande evento esportivo, decidiu-se usar um escândalo com um governador recebendo dinheiro em um vídeo. Só que esse político, que tinha o sonho de ser presidente da República, ainda tinha um último recurso de pedir ajuda a justo a imprensa que o tinha denunciado.

Claro exemplo que pede uma refilmagem, por cenas reaproveitadas, algumas atuações bem fracas, a repetição de algumas músicas de domínio público, restrições orçamentárias que levam a repetições de cenas, barrigas de roteiros, e como é mania dos americanos, como não é falado em inglês,  mas com bons momentos em seu roteiro, já é motivo para refilmá-lo. 

Para os eleitores em geral, é um excelente alerta em uma comédia de como e porquê a boa e velha autocrítica deve estar sempre presente na hora do jornal diário(dica: compare os principais jornais televisivos em um dia tumultuado, o que não tem sido muito raro). Vale a pena, mesmo sabendo que há episódios de violência, palavrões(inclusive várias "palabrotas" que eu não conhecia) em espanhol e uma pequena dose de angustia. Mas vale!

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário