Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: It - Uma Obra-Prima do Medo (1990)

Será que é realmente uma obra-prima ou  seria um bom filme que não envelheceu bem?
                                                                                                         
Nota imdb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: It
Ano de Lançamento: 1990
Diretor: Tommy Lee Wallace
Estrelas:  Richard Thomas, Tim Reid, Annette O'Toole
Sinopse: Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O'Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens viram "A Coisa" e juraram combatê-la caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas.


Recentemente eu assisti a algumas adaptações de Stephen King para fazer uma seleção e tive a oportunidade de rever este filme que, apesar de ser na verdade uma minissérie de dois episódios para a TV que foi juntada em um longa com mais de 3 horas, é reverenciado por muitos amantes do cinema de terror. Aproveitando também que este clássico está sendo refilmado com lançamento previsto para setembro de 2017, é a oportunidade perfeita para revisitá-lo e ver se ele realmente é tudo isso que falam.

Baseado em um livro de Stephen King, acompanhamos a história de uma pequena cidade que é vítima de um estranho fenômeno com o consequente desaparecimento de crianças. A história é dividida em dois períodos: primeiro, um grupo de crianças formado por "nerds" e vítimas de "bullying" da escola local que se une para enfrentar esta ameaça; depois, passados 30 anos, agora adultos, eles se reúnem para confrontar novamente o mal que retornou e tentar dar um fim nele de uma vez por todas. Apesar de ser um filme já da década de 90, o estilo dos anos oitenta ainda permeia a produção e isso dá um bom tom de saudosismo. No entanto, as atuações são muito exageradas e clichês, principalmente as dos adultos. Em vários momentos, ao invés de assustado, fiquei constrangido ou com vontade de rir. Ainda assim, algumas cenas são verdadeiramente assustadoras, principalmente as que envolvem as aparições do palhaço Pennywise.

Sem dúvidas, a atuação de Tim Curry como este palhaço é o ponto alto do filme. Com uma voz marcante e profunda e com um olhar macabro, ele é a personificação de um palhaço maligno, tanto que acabou se transformando em um dos vilões mais reverenciados do gênero de terror. Porém, sua origem e a motivação por trás de suas ações não são muito bem explicadas, o que parece mais ter sido uma falha de adaptação do livro.

E por falar em falhas, o que dizer dos "defeitos especiais"? Considerando o que James Cameron fez com 'Exterminador do Futuro 2', fica difícil acreditar que este filme foi lançado apenas um ano antes. Ainda que a maquiagem de Pennywise seja quase perfeita, o final, que deveria servir para revelar todo o segredo guardado pela pequena cidade, na verdade é um anti-climax tremendo. Me senti assistindo a um 'Fúria de Titãs' do terror com efeitos de stop-motion e atores lutando contra um boneco bizarro e mal feito. Fica claro desde o início que o fato de ter sido feito para a TV teve impacto direto na produção e no orçamento.

Infelizmente, minha expectativa acabou sendo frustrada e saí com a impressão de que este filme não envelheceu bem. Claro que existe o fator de nostalgia, principalmente na parte com o elenco infantil, mas os efeitos datados e as atuações cafonas acabam impedindo que eu considere este filme um verdadeiro clássico atemporal. Talvez este seja realmente um exemplo de filme que mereça um remake e vamos torcer para que a versão mais nova consiga capturar o que este tem de melhor e corrigir suas falhas.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário