Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Esquadrão Suicida (2016)

Será que o filme é tudo aquilo que os trailers prometiam ou outra bola fora da DC/Warner?
                                                                                     
Nota imdb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Suicide Squad
Ano de Lançamento: 2016
Diretor: David Ayer
Estrelas:  Will Smith, Jared Leto, Margot Robbie 
Sinopse: Reuna um time dos super vilões mais perigosos já encarcerados, dê a eles o arsenal mais poderoso do qual o governo dispõe e os envie em missão para derrotar uma entidade enigmática e insuperável que a agente Amanda Waller (Viola Davis) concluiu que só pode ser vencida por indivíduos desprezíveis e com nada a perder. Quando os membros do improvável time percebem que não foram escolhidos para vencer, mas sim para falharem inevitavelmente, será que o Esquadrão Suicida decide ir até o fim tentando concluir a missão ou a partir daí é cada um por si?


Desde que este filme foi anunciado eu fiquei com bastante expectativa pela excelente oportunidade de explorar uma nova modalidade de filme de super-heróis: colocando os vilões no papel deles. O elenco escalado também empolgou e prometia muito talento para representar os personagens. Quando assisti ao trailer com a música "Bohemian Rhapsody" do Queen minha expectativa foi às alturas e estava certo de que a DC iria nos entregar um dos melhores filmes do gênero. Infelizmente, parafraseando os boleiros, "trailer é trailer, filme é filme".

A ideia central do filme é bem simples e foi baseada nos quadrinhos da DC: o governo decide recrutar um grupo de vilões do Batman para formar um "esquadrão suicida" que seria acionado sempre que uma ameaça "super humana" estivesse envolvida. Até aí tudo bem, é uma ótima premissa para explorar as dicotomias entre bem e mal e seus conflitos inerentes. O problema foi a forma que o diretor David Ayer escolheu para fazer isso, através de uma trama extremamente confusa e com uma ameaça vazia e clichê. Apesar dos anti-heróis ficarem jogando na nossa cara a cada cinco minutos que eram vilões, a película acaba não se diferenciando dos filmes do gênero e você sente até simpatia por eles e ri das suas piadas. Além disso, o longa claramente teve problemas de edição e, supostamente, existiram duas versões finais: uma do diretor e uma que agradava mais aos executivos. Isso fica claro quando vemos que várias cenas dos trailers não chegaram no cinema. Quando foi noticiado que seriam necessárias refilmagens, os fãs e a mídia ficaram ressabiados e, pelo que vi, tinham razão.

Os atores, principalmente os protagonistas, se esforçam bastante com resultados variados. Will Smith está muito bem e mostra seu talento e sua força de barganha ao conseguir atuar praticamente o filme todo sem a máscara característica do Pistoleiro. Margot Robbie se mostrou como a escolha perfeita para Arlequina e serve como o escape de humor na maioria do filme, ainda que sua atuação tenha sido um pouco caricata e sem muito embasamento para sua atração ao "palhaço do crime". Já Jared Leto, na minha opinião, não funciona no papel de Coringa e traz uma versão "Scarface Maquiado" que acaba não casando tão bem com o personagem dos quadrinhos, com um lado gangster se sobressaindo ao lado psicopata e ao lado palhaço. A grande surpresa, para mim, foi Viola Davis no papel de recrutadora e chefe do grupo, dominando todas as cenas em que participa. O resto do grupo tem papel bem coadjuvante e morno, até mesmo o líder militar interpretado Joel Kinnaman. Quanto ao "vilão" em si, nem vale à pena ser mencionado e, por incrível que pareça, foi pior do que os vilões da era Joel Schumacher que, pelo menos, tinham um bom ator por trás e não dependiam completamente de efeitos digitais.

Além dos atores citados acima, temos outros pontos positivos como algumas cenas de ação muito bem coreografadas, várias piadas bem sucedidas e os efeitos digitais "top de linha" que sugerem um elevado orçamento e denunciam que o filme terá trabalho para pagar seus custos. Infelizmente esses efeitos não foram utilizados para aprimorar uma trama interessante, mas sim para compensar a falta de um vilão carismático.

Tudo isso pode soar como discurso de "fanboy" da Marvel, mas o fato é que a DC se perdeu depois da "Era Nolan". Alguns filmes antigos da DC estão na minha lista de melhores do gênero e considero Batman e Superman os heróis mais importantes dos quadrinhos, mas o fato é que a Warner está mais uma vez mostrando que não sabe tratar da forma adequada o material original. A recepção negativa de Batman vs Superman com certeza refletiu muito neste filme e dá pra ver as impressões digitais dos executivos em vários momentos do longa. Os verdadeiros prejudicados acabam sendo nós, fãs do gênero, que somos obrigados a engolir mais uma adaptação que desperdiça um enorme potencial e precisamos ficar esperando por migalhas em uma versão posterior em bluray para quem sabe ver a correção de alguns desses problemas. Pelo que vi no cinema, não tenho muitas esperanças e prefiro guardar na minha biblioteca de filmes apenas aquele trailer fantástico.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

2 comentários:

  1. Matou a pau. Foi isso aí editor! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o estilo de Harley Quinn e O Joker eles são maravilhosos juntos!! Em 2016 houve estréias cinematográficas excelentes, mas o meu preferido foi a Suicide Squad por que além de ter uma produção excelente, a história é linda. achei um filme ideal para se divertir e descansar do louco ritmo da semana. Muito bons personagens.

    ResponderExcluir