Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Você pode ter mais jogos do que imagina

Em tempos de vacas magras e dólar alto, você pode jogar mais do que imagina sem gastar(muito)

"Mas vem com o DLC ou ele já foi consumido?"

Dólar alto, desemprego também, e as contas andam em gangues cada vez mais numerosas e perigosas. E o que o gamer pode fazer? Como todo consultor de gerencia de contas recomenda, primeiro se organizar. Vale tudo, desde do caderno com uma listagem até a boa e velha planilha. E o que fazer depois disso é o que vamos tentar dar como pequenas dicas de como fazer sua coleção de jogos e assinaturas render o máximo até o inverno pós-nuclear econômico passar.

1)Assinaturas

Aqui temos uma pequena polêmica que é sobre o conceito de posse. Antigamente, tanto Microsoft como Sony davam jogos que eram da pessoa independente se a pessoa estava ou não dentro do tempo de cobertura da assinatura. Isso mudou e hoje em dia é verificada a situação na Sony e dependendo também na Microsoft.

Outra que faz verificação são os que estão no EA Access. Ela não só verifica se há um plano ativo como pode contar o tempo restante de jogo em lançamentos como o recente Star Wars Battlegrounds.
Sendo bem Poliana, isso não necessariamente é ruim se você se programar bem e aproveitar seus jogos de tal forma que você consuma eles dentro do prazo máximo dado de seu plano.

Aproveitar os planos agora virou uma coisa muito importante. Isso virou um cenário mais sério quando vemos reajustes substanciais como o que ocorreu recentemente com a Xbox Live brasileira nesse mês de fevereiro. Se 119 é um preço razoável, 50% de aumento pesa e muito(178,50 reais...:(). E aí temos um dilema: jogos novos caros fazem que os supostos jogos disponibilizados na Xbox Live Gold(principalmente se você ainda tiver o xbox 360 e não ter preconceito de jogar gráficos da geração passada) salvem o mês e quem sabe o ano. Mas você tem que aproveitar bem o período de assinatura. E também a Microsoft tem que entender que as expectativas vão aumentar a cada mês dos assinantes brasileiros.

Então a primeira regra é baixar todos os jogos independente se há ou não tempo ou espaço no hd no momento. Em uma estratégia que gera um problema que ainda vamos comentar nessa seção, as empresas lançam jogos cada vez maiores para caberem em hds inicialmente pequenos nos consoles populares. Ou se zera mais jogos ou eles acabam ficando para depois. E aí entra a gestão de saber o que se tem e até um plano de jogo. Tudo porque nesse processo você pode chegar a impressão de não baixar por falta de espaço e...nem tentar fazer isso. Não faça isso! Tente mesmo sabendo que vai ocorrer um erro. É o caso da PSN Plus que marca sua "aquisição"(sempre condicionada ao plano em vigor) e que vai permitir você baixar no futuro dentro do plano.

E falando em futuro, aí vem a segunda dica: tenha sempre em mente quais joguinhos você tem na nuvem. Steam e no PS4 há formas fáceis de se ver toda a sua biblioteca de jogos. Na Live não muito bem. Há uma parte disponível no Xbox One, mas esses jogos não necessariamente refletem os jogos do Xbox 360 que entram na retrocompatibilidade ou os disponíveis no EA Access.

No EA Access, como exemplo, em um erro de divulgação ou falta de integração da Microsoft, não vemos todos os jogos disponíveis. Por exemplo, atualmente poucas pessoas prestaram atenção que há outros jogos além do Star Wars Battleground ou o novo Need For Speed. Você tem que ir na loja e literalmente procurar os itens abaixo. Na verdade já há uma seleção de respeito para o Xbox One:
 * Demos como Fifa 16, NHL 16, entre outros que são limitados por tempo
 * Madden 16
 * BattleField HardLine
 * Dragon Age: Inquisition
 * TitanFall
 * Battlefield 4
 * Plants vs Zombies: Garden Warfare
 * NBA Live 15
 * Madden NFL 15
 * NHL 15
 * Fifa 15
 * Fifa 14
 * UFC
 * Need for Speed Rivals
 * Madden NFL 25

Dizem que vamos ver um comportamento NetFlix, com um entrar e sair de títulos conforme o tempo for passando.

Já o problema da retrocompatibilidade no xbox 360(a lista você pode conferir aqui), há jogos que você jogou já há algum tempo e até teve o desagradável problema das 3 luzes da morte. Esses casos, você vai ter que colocar esse jogo ou no novo xbox 360 ou diretamente no Xbox One para habilitar o download da imagem adaptada para o console da nova geração. É só literalmente colocar o disco no One. Só que há casos bizarros, como o problema do The Witchet 2. Para comemorar a eleição de melhor jogo do ano de 2015, o estúdio liberou o segundo título que até apareceu no "board" da live brasileira. E para melhorar, esse jogo entrou na lista de compatibilidade. Então show certo? Infelizmente não tão assim. As pessoas tinham que saber que esse jogo estava sendo dado e ir no Xbox 360 e iniciar o download. Aí sim ele aparecia como opção de jogo para o Xbox One. Se a pessoa tentasse procurar no One iria ver um enigmático erro de "Somente Pacote" que não levava a nenhuma reação de download ou mensagem.

2) Jogos dados

Há sites que realmente dão jogos ou trocam por pontos. Há o programa de conquistas da Microsoft que não obtivemos lá grande coisa(descontos tão pequenos que chegam a desanimar. E as metas de compras levam à falência antes do que se obtenha como relevante). Só que há empresas que literalmente dão jogos. A Origin da EA vira são dois casos. O desse mês foi o Need For Speed Most Wanted para PC. A Blizzard e a Unreal também já deram jogos absolutamente na fita. Sim, são jogos antigos e alguns remasterizados, mas são boas alternativas. E há a opção de leilão de itens na Steam. Quase uma vida de operador de bolsa de valores.

3)Jogos parados é dinheiro parado também

Se você está mais pela diversão do que formar coleções, pode trocar seus jogos ou vende-los. Cada vez mais comuns, o mercado persa dos jogos físicos tem boas alternativas de trocas. Até grandes lojas começam a comercializar no estilo Gamestop. Pratica inicialmente ameaçada pela Sony, hoje é o que torna viável a experiencia de jogos para a galera que está ruim de grana. Dependendo do seu skill de negociador, você pode ter mais títulos e ir trocando de lançamento a lançamento. É um dos motivos de ser cada vez mais comum a preferencia por jogos em mídia física, mesmo com o frete caro como está.

4)A boa e velha vaquinha e pool de jogos entre amigos

E claro, o clichê de a união faz a força. Selecione alguns amigos de confiança, escolham um título e façam aquela vaquinha maneira. Aí é só deixar um calendário de onde vai estar o jogo e ele vai circulando até que pode até ser trocado por outro de interesse do pessoal.

Vamos com tempo comentando mais alternativas ou comente na área de comentários suas dicas. Até a próxima!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



Nenhum comentário