Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Black Mirror(2011-)

Uma estranha sensação de volta ao "Além da imaginação"? Sim, sem dúvida! Confira no review abaixo o que guarda essa perola esquecida.


Quem é que recomendou essa série mesmo?

Já há longos anos atrás, na saudosa TV dos anos 80, vi uma série de contos de terror ficção que me renderam boas(?) noites de insônia. "Além da imaginação", lugar de começo/destaque de grandes nomes do cinema/escritores/roteiristas, era uma série inquietante e curiosamente surpreendente. Claro que ela foi uma evolução de estórias Pulp, terror , ficção, e naturalmente, rendeu outros tipos de programa que tentaram imitar(os bons episódios do Arquivo X tinham um quê dessa série). Mas muitos anos se passaram sem termos visto algo parecido em qualidade. Até que em 2011, na BBC, apareceu uma proposta interessante de Charlie Brooker: mostrar o lado ruim da vida + tecnologia.

Confesso que só dei uma chance por indicação de amigos e a chamada no NetFlix não anima muito não. Não sabia se era drama, suspense ou ficção. Na verdade são os três. Mas em uma curiosa combinação. 

Sucesso de critica e público(no imdb ostenta 8,8), passou em brancas nuvens por essas bandas, menos em alguns cursos de Comunicação. Porém, volto a afirmar, é uma obra que incomoda, contudo levanta questões de nosso dia-a-dia sobre ética, comportamento, lazer, corpo, justiça, democracia, entre outros temas. Essencial para todos, especialmente cursos relacionados a tecnologia, filosofia e comunicação. E tudo isso sem ser ter episódios chatos. Cada programa é uma história independente e definitivamente não é uma série para qualquer pessoa. Definitivamente não recomendado para menores de 18 anos. Entretanto, aos que ficarem até o fim, pode render interessantes reflexões. Até para o morno capítulo "White Bear" que tem uma senhora surpresa no final.

O título vem, segundo o criador, da onipresença das telas de celular, tablets e afins na vida moderna. E já no primeiro episódio já vem mostrando para o que veio: em um futuro próximo, o primeiro-ministro da Inglaterra vive um dilema se atende ou não a exigência de um terrorista que ameaça a vida de um importante membro da família real. 

Com uma curiosa falta de constância (2011(primeira temporada), 2013(segunda temporada), 2014(um especial), 2015(uma terceira temporada que ficou na promessa já que o primeiro episodio da terceira temporada ninguém viu), como já é uma praxe, vai ter uma adaptação para a TV americana ainda esse ano. Ou seja, ainda vamos ouvir muito sobre essa série.

PS:Há um ironia: a série foi feita para a Endemol, a criadora do programa televisivo Big Brother!!! Que ironia!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)




Nenhum comentário