No NetFlix:Black Mirror(2011-)
Uma estranha sensação de volta ao "Além da imaginação"? Sim, sem dúvida! Confira no review abaixo o que guarda essa perola esquecida.
Quem é que recomendou essa série mesmo? |
Já há longos anos atrás, na saudosa TV dos anos 80, vi uma série de contos de terror ficção que me renderam boas(?) noites de insônia. "Além da imaginação", lugar de começo/destaque de grandes nomes do cinema/escritores/roteiristas, era uma série inquietante e curiosamente surpreendente. Claro que ela foi uma evolução de estórias Pulp, terror , ficção, e naturalmente, rendeu outros tipos de programa que tentaram imitar(os bons episódios do Arquivo X tinham um quê dessa série). Mas muitos anos se passaram sem termos visto algo parecido em qualidade. Até que em 2011, na BBC, apareceu uma proposta interessante de Charlie Brooker: mostrar o lado ruim da vida + tecnologia.
Confesso que só dei uma chance por indicação de amigos e a chamada no NetFlix não anima muito não. Não sabia se era drama, suspense ou ficção. Na verdade são os três. Mas em uma curiosa combinação.
Sucesso de critica e público(no imdb ostenta 8,8), passou em brancas nuvens por essas bandas, menos em alguns cursos de Comunicação. Porém, volto a afirmar, é uma obra que incomoda, contudo levanta questões de nosso dia-a-dia sobre ética, comportamento, lazer, corpo, justiça, democracia, entre outros temas. Essencial para todos, especialmente cursos relacionados a tecnologia, filosofia e comunicação. E tudo isso sem ser ter episódios chatos. Cada programa é uma história independente e definitivamente não é uma série para qualquer pessoa. Definitivamente não recomendado para menores de 18 anos. Entretanto, aos que ficarem até o fim, pode render interessantes reflexões. Até para o morno capítulo "White Bear" que tem uma senhora surpresa no final.
O título vem, segundo o criador, da onipresença das telas de celular, tablets e afins na vida moderna. E já no primeiro episódio já vem mostrando para o que veio: em um futuro próximo, o primeiro-ministro da Inglaterra vive um dilema se atende ou não a exigência de um terrorista que ameaça a vida de um importante membro da família real.
Com uma curiosa falta de constância (2011(primeira temporada), 2013(segunda temporada), 2014(um especial), 2015(uma terceira temporada que ficou na promessa já que o primeiro episodio da terceira temporada ninguém viu), como já é uma praxe, vai ter uma adaptação para a TV americana ainda esse ano. Ou seja, ainda vamos ouvir muito sobre essa série.
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Nenhum comentário