Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:A Travessia(2015)

Um filme que vai quase te levar literalmente às alturas. Configura no post sobre esse maravilhoso filme

"Mas, e se não tiver público para ver?"


Nota imdb: 7,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Walk
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Robert Zemeckis(famoso por De Volta para o Futuro I,II, III, O Náufrago, Forest Gump, O Voom entre muitos outros filmes como produtor ou produtor executivo)
Estrelas:   Joseph Gordon-Levitt(como o protagonista Philippe Petit), Charlotte Le Bon(como a fiel escudeira Annie), Ben Kingsley(como o excentrico Papa Rudy), entre outras estrelas.
Sinopse: Philippe Petit é um audacioso artista de rua que um dia encontra aquele que pode ser considerado o maior desafio da sua vida: atravessar o vão entre as duas torres gêmeas do World Trade Center. Para tanto iremos acompanhar toda a formação e aventuras até aquele que foi considerado o maior crime artístico do século XX

Se olhássemos para a distância, não parece nada demais: 49,6 metros. Só que não é de uma altura qualquer e nem de algum lugar menos extraordinário: respectivamente uma altura de 411,48 metros e do alto do maior edifício do mundo durante um bom período de tempo.  Nem é necessário lembrar que era estritamente proibido(110 leis em combinação proibiam isso).


Curiosamente é um mais outro filme em pouco tempo em cartaz que mostra pessoas fazendo algo extremamente perigoso e por um motivo que não se justificaria para muitos.  Só que ao contrário de Everest onde não conseguimos ver claramente o porquê de fazer algo tão radical, ele já no começo do filme dá uma ótima justificativa(não vamos contar para manter um dos pontos legais do filme).

Tendo drama, comédia, aventura, suspense, romance e muitos efeitos especiais, é um filme que vale muito a pena ver no cinema, e , uma coisa muito rara hoje em dia, em uma sessão 3D. Usando bons truques de perspectiva, o filme realmente te leva muito alto. No clímax há uma agonia a mais na situação de suspense. Aliás o aviso de risco de vertigens para os que tem medo de altura não é exagerada: de fato eles conseguem reproduzir muito bem o que era o World Trade Center antes mesmo de ser concluído. E quão grandioso ele era. Há também uma sincera ponderação sobre a necessidade de público e o risco. 

Com uma direção ágil, mas com um roteiro que tem algumas barriguinhas, em uma condução às vezes teatral, outra fantástica/romântica, o filme dá destaque ao excelente personagem que é o próprio protagonista, que é parte real, parte obsessão, parte egoísmo. Joseph Gordon-Levitt consegue muitas vezes passar a dimensão passional dessa figura que foi Petit. E sim, há o outro filme documentário chamado "O Equilibrista"(2008) que inclusive ganhou um Oscar de Melhor Documentário de 2009, além de outros prêmios. Porém para fazer jus ao homem e a saga frente ao público, o novo filme é muito bem sucedido. Só peca por não mostrar as fotos e vídeos reais.

E para os que viram já o filme, mas não o documentário citado acima, seguem imagens e relatos documentais dos protagonistas para complementar justamente essa falha supra-citada (NÃO VEJA O TRAILER E UMA PARTE DO FILME "O EQUILIBRISTA" abaixo se você ainda não viu A Travessia por risco de spoilers).








Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário