Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:The Green Prince(2014)

O que levaria um filho a trair o pai e sua cultura? Ou até que ponto ele iria para salva-los?

Jurava que era um ator. Só que é que ele emagreceu muito

Há filmes que são definitivamente polêmicos. Os que tratam da questão Palestina/Israel sem dúvida o são. E esse filme não foge disso, ainda que tenha alguns problemas. De produção bem simples, basicamente mostra a história de Mosab Hassan Yousef, filho do Sheikh Hasan Yousef, líder durante muito tempo do grupo terrorista Hamas, e como ele colaborou com a unidade israelense Shin Bet por meio do seu negociador, Gonen Bem Yitzhak.

Com 7,1 no imdb até o momento dessa publicação, o plot em si já é bem complicado: como alguém que tantas vezes já teve a vida interferida e prejudicada por Israel, planeja vingança e , de repente, passa a se tornar um colaborador. Isso não é bem explicado no filme. Esse e outros pontos são pontos cegos na produção e isso é estranho. Mesmo assim fornece algumas dicas e insights sobre a dinâmica entre agressores, de ambos os lados. Também mostra a evolução da escalada de violência e a co-dependência do extremismo.

O filme foi acusado de ser uma propaganda de Israel. De fato, há pontos polêmicos da ocupação antes da eleição do Hamas que não são tocados e seria um assunto central do filme. O ponto de quebra do Hamas com a Autoridade Palestina também passou a brancas nuvens. O movimento, avanço e sucesso da extrema direita e o fracasso dos acordos de paz são um outro detalhe que deveria ter tido mais destaque. Só que tudo isso faz parte do maior problema/virtude do filme: ele foca na relação de Mosab e seu negociador israelense sem dar muita atenção ao contexto maior. E isso é bom porque joga luz no que acontece nas prisões pós captura, no cálculo político da explosão ou não de um conjunto de terroristas, na falha de comunicação entre pai e filho.


Disponível no NetFlix, basicamente é a versão resumida do livro Filho do Hamas que foi lançado por Mosab. Mesmo com falhas é um filme interessante a mais ajuda do que atrapalha na compreensão da complexa dinâmica da região. Baseado em fatos reais, ainda que selecionados. Destaque para o que fala o negociador no final do filme. VALE conferir, mas com senso crítico.

PS:O apelido de Mosab vem dele ter sido o mais provável sucessor do Sheikh e também pela cor característica do Hamas que é o verde.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário