Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: A Teoria de Tudo

Será que esse filme é Tudo isso mesmo? Veja na nossa análise.


Nota imdb: 7,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Theory of Everything
Ano de Lançamento: 2014
Diretor: James Marsh
Estrelas: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior
Sinopse: Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Eu conheço o brilhante físico Stephen Hawking já há algum tempo e não foi através do "The Big Bang Theory". O meu gosto por documentários científicos me fez assistir vários exemplares que explicavam suas teorias ou até mesmo foram narrados por ele expressando seus pensamentos sobre o futuro e sobre a humanidade. Sua história de vida sempre me fascinou e não restam dúvidas de que era apenas uma questão de tempo até que alguém a adaptasse para o cinema. Com cinco indicações ao Oscar e tendo ganhado o prêmio de melhor ator, este ótimo filme faz juz à figura carismática do físico celebridade.

O roteiro, adaptado de um livro escrito pela primeira esposa de Hawking, mostra sua vida desde quando eles se conheceram e o início da doença degenerativa que o acometeu quando ainda estava na faculdade, mas foca principalmente no relacionamento dos dois e nas difuldades em lidar com as limitações do físico que contrastavam com sua proeminente carreira. Suas teorias e conquistas científicas ficam em segundo plano neste filme, mas os conflitos ideológicos e pessoais entre o casal são bem retratados. Esse foco é bem compreensível tendo em vista o material de origem do filme que deixa claro desde o princípio que a prioridade será mostrar o lado pessoal do físico. E ele faz isso muito bem, mesmo exagerando no romantismo em alguns momentos.

Grande parte desse sucesso se deve à dupla extemamente talentosa que interpreta os protagonistas. Felicity Jones encarna perfeitamente a esposa que precisa lidar com o conflito entre amor e sacrifício diante de uma sociedade machista enquanto vê o homem por qual se apaixonou se transformar em uma celebridade. O protagonista Eddie Redmayne mostra ter sido a escolha perfeita para o papel de Hawking em uma performance merecedora de oscar onde ele consegue mostrar como o físico lutou contra todas as previsões nefastas e sobreviveu à doença mantendo intactos seu bom humor e coragem para desafiar o senso comum.

Se você não conhece ainda a história de Stephen Hawking, este filme é a oportunidade perfeita para fazer isso. Para os que, como eu, já conheciam sua carreira e teorias, é a chance de conhecer mais de sua vida pessoal e de tudo o que fez com que ele se transformasse em um dos físicos mais renomados da atualidade.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário