Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da Vez:Star Wars Jogo de Miniaturas

Prepare-se para uma sessão de nerdice nível 9000! :P

O que queremos? Nerdice!!! :P

Eu já colecionava as miniaturas de uma coleção da editora Planeta quando vi pela primeira vez esse jogo. O curioso é que além de bem feitas, elas já me instigavam a me perguntar como funcionaria um jogo de tabuleiro com elas. E consegui ver rapidamente aqui em Brasília na Orgutal e que jogo Flórida! Só que eu tinha deixado ele no Wish List lá na Amazon porque aqui iria ser inviável até que... Aí a Galápagos lançou vários torpedos de prótons na minha conta bancária: ele fez a nacionalização dos kits desde da pré-venda no dia 16 de janeiro!!!

Que os jogos comecem!
Ok, o kit básico não impressiona muito em princípio: ele é composto de uma X-Wing e duas Tie Fighters. Naturalmente esse kit vem com as cartas de cada nave, as réguas de movimentação, os marcadores, elementos de missões e outras coisinhas. Percebam que é mais vantajoso o kit do que comprar as naves de forma separada já que cada uma delas custa 59,90, o que dá um valor próximo, porém sem os elementos adicionais. Se você quer jogar com mais do que duas pessoas, vale comprar dois kits. A decisão de comprar naves separadas só valeria a pena se fosse para adicionar naves especiais diferentes do kit básico ou substituir alguma que foi danificada. Fora isso, calma que o kit já garante diversão para dois jogadores de forma tranquila. E que diversão!.

Oi! Você vem sempre aqui?
O jogo basicamente é composto de 4 fases: planejamento, ativação, ataque e checar condição de vitória. E tal qual um bom jogo, ele tem dois modos de jogo básicos: um de início básico(e rápido), uma versão simplificada do jogo, e uma versão mais complexa. Como sempre, há adaptações e "regras da casa" como qualquer grande clássico.

Não vamos entrar na discussão do funcionamento do jogo em si já que há vasto material disponível sobre isso: há as duas versões dos manuais para download(lembrando que o site do jogo no Brasil é esse aqui, com manual básico aqui e o avançado aqui). Vamos tentar uma visão geral para quem não conhece.
Um pequeno problema de sincronização...

Como já comentado, a arte do jogo é conseguir formar um estratégia de ataque e defesa com as naves e suas habilidades utilizando uma mecânica de movimentação baseada por réguas. Só que em meio a isso, o fator sorte é atenuado por algumas características do jogo como ações possíveis(é uma opção a pessoa ter a alternativa de alterar um dos dados de defesa ou ataque, por exemplo), assim como é extremamente relevante conhecer as vantagens e problemas de cada uma das suas naves. E falando em naves, como o jogo foi um sucesso muito grande(que foi naturalmente amplificado por causa da estreia do filme ainda esse ano), lá fora já temos a quinta geração de naves. Há a facção do Império, a facção dos Rebeldes e um novo lado que pode se aliar tanto ao primeiro como ao segundo chamado "Scum and Villainy". Ou seja, aqueles famosos "quem pagar mais, tô junto". Um exemplo de que tipo de naves seriam essas que estão no pacote de expansão "Most Wanted Expansion Pack" que ficará disponível dia 20 de fevereiro lá nos EUA. Quem quiser ter uma ideia do número de naves(contei mais de 42 itens até o momento, entre naves, marcadores e até a tolha de fundo do jogo) é só procurar na amazon.com por "Star Wars Miniatures".

Há alguns modelos que devemos destacar sem dúvida(lembrando que a opção de importação com esse dólar volátil, pode ser uma perigosa opção. Outra alternativa é esperar a nacionalização ou procurar no Mercado Livre e outros sites aqui no Brasil mesmo):
  • Star Wars X-Wing: Rebel Transport Expansion Pack: Outra gigantesca nave de apoio rebelde. E de brinde você ganha um X-Wing. Ela é particularmente bonita e dá outras possibilidades de upgrades e pilotos. É uma quantidade de itens tão grande como a nave. Essa nave de apoio vale muito a pena. Também ainda não tem no Brasil, mas lá na Amazon é essa aqui
    "Sério que ele pediu isso?"
  • Star Wars X-Wing Millennium Falcon Expansion Pack:Como assim a nave mais rápida(desse lado da Galáxia) pode ficar de fora? E melhor, temos a versão nacional por um preço legal(já que o dólar tá insano). É uma nave grande, mas se destaca por ter 360 de ângulo de ataque que nem uma certa nave do Império. E ela ainda tem mísseis!
    E aqui está ela pré-barbeiragem...:P
  • Star Wars X-Wing Lambda-Class Shuttle Expansion Pack: o jatinho do Dark não podia faltar. É uma nave de apoio do Império(sim, você vai perceber que o Império não tem ainda nenhum dos seus famosos Destroyers... Devem vir mais perto do filme, provavelmente) e é bem estilosa. O único problema é que pessoas relatam que não conseguiram baixar totalmente as asas do modelo. Hum...
    Uma nave realmente chapa branca
  • Star Wars X-Wing: Imperial Aces Expansion Pack: pense em umas naves sinistras!. Pena que há que se escolher outros vendedores além dos oferecidos pela Amazon se você se aventurar, mas mesmo assim ainda é possível importar. Um kit que a gente torce muito para que a Galápagos consiga trazer. O pessoal fala que é uma dupla realmente muito ágil e que trás uma interessante contribuição ao jogo.
    "Não uso espelho para me pentear!"
  • Star Wars X-Wing:Tie Advanced Expansion Pack: ah ha! Essa tem a sua versão brasileira! E que nave bonita!  Já bem mais interessante do que a bucha de canhão que é a Tie-Gol-Branco-Pé-Duro, é uma ótima adição ao Lado Negro da Força.
    Últimas unidades sem o IPI
  • Star Wars X-Wing:Tie Interceptor Expansion Pack:Eu particularmente acho que junto com a próxima nave, é uma das mais bonitas do Império. E há sim uma versão brasileira!
    E vem com Bluetooth(o que é raro em um som original)
  • Star Wars X-Wing:Tie Bomber Expansion Pack Game:Além de transmitir medo, ela realmente é garantia de destruição. Além de versátil em termos de armamentos(destaca-se dois torpedos, dois mísseis e uma bomba), é uma nave bem resistente. Infelizmente só lá fora por enquanto.
    Já que dava para comprar uma nave maior...
  • Star Wars X-Wing:VT-49 Decimator Expansion Pack:ainda na linha de compensação pela ausência de grandes naves de apoio, essa nave garante a fama do seu nome. Grande, com 3 de ataque, 0 de agilidade(pois é né...), mas 12 de casco e 4 de escudo, ainda é mais mortal por ter também 360 de arco de tiro. Foge do jeitão do Império, mas faz o serviço.
    É star wars! Acredite! :P
  • Star Wars X-Wing:Slave I Expansion Pack: e claro que uma listagem do Império não pode ficar sem uma das mais características naves do Império:a que o Boba Fett usa. Ágil e surpreendente, é uma que tem que ser "nacionalizada".
    BobaExpress!

Há muitas críticas quanto o fato de o jogo ser basicamente uma coleção de DLCs(ou seja, elementos que você tem que pagar por fora, ou expansões mesmo), só que isso acaba provando a versatilidade do jogo. Enormes batalhas (haja mesa e dinheiro para isso) com complexas opções já garantem um sucesso no coração nerd! Há também campeonatos nacionais no EUA(imagino que não vai demorar para aparecer versões nacionais) e vários vídeos no Youtube sobre o jogo.

Para finalizar, apesar da empolgação um pouco característica do Azaghal(ele é assim mesmo), o vídeo explica mais ou menos a versão complexa do jogo. Há palavrões no vídeo e cenas muitas cenas de nerdice extrema...Hehehehe....E como fala o pessoal nos comentários, os efeitos do Gaveta não estão inclusos no jogo. Em inglês gostei muito do vídeo oficial. Divirtam-se e sejam felizes! :P

PS:Obrigado ao meus amigos(as) Ricardo, Rubens(ótimas fotos!), coeditor e Helena pela paciência nos testes do jogo! :P


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



Nenhum comentário