Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Whiplash(2014)

Provavelmente depois desse filme você vai respeitar mais um baterista


Como assim ainda tem lag!?!?


Nota imdb: 8,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Whiplash
Ano de Lançamento: 2014
Diretor: Damien Chazelle(Toque de Mestre(2013) e O último Exorcismo(2013))
Roteristas:Damien Chazelle
Estrelas: Miles Teller(O Espetacular Agora(2013), Divergent(2014) e Finalmente 18(2013)), J.K. Simmons(o pai da Juno(em 2007), Divisão Criminal(2005) e, principalmente, J Jonah Jameson, o chefe de Peter Parker no Homem Aranha 2(2002)), Melissa Benoist(Glee(2009) e Tennessee(2008), Paul Reiser(Mad About(1992)), entre outras estrelas.
Sinopse: Andrew(Miles Teller) quer se tornar um baterista renomado de Jazz e para isso vai sofrer que nem um cão dentro de uma famosa escola de música comandada por diretor sinistro desempenhado por J. K. Simmons no papel de Fletcher.

Confesso que tínhamos cometido uma injustiça. Esse filme foi deixado para trás e , quase pertinho do Oscar,  o blog tinha que comentar sobre esse filme.

Antes alguns avisos. O primeiro é que esse filme é sem sombra de dúvida um filme que tem que ser visto. Por quê? Não é um filme apenas sobre música, que aliás é usada como metáfora de qualquer grande atividade. Ele é um filme sobre superação, obsessão, foco, sacrifícios, objetivos de vidas e destino.  O segundo que ele é um drama. Só que é um drama que não vai te deixar no débito, ou seja, acredito que você vai terminar sendo uma pessoa melhor depois vê-lo. E o terceiro, que é muito importante, é que veja em alguma sala que tenha um som bom. Porque definitivamente que som maravilhoso. Uau!

No filme vemos a jornada(que dá impressão de ser bem curta, mas isso é mérito do roteiro muito bem enxuto) de Andrew que sonhava em se tornar um baterista de jazz e decide entrar em uma renomada escola de música. Mas o que ele talvez não imaginasse é que ele teria quase uma situação faustiana(olha Goethe de novo aqui...:P), de dúvidas quanto a sua capacidade, de objetivos, do que os outros pensam, do que ele realmente pensa sobre isso, do que é importante, e o quão longe ele deseja ir.

Há já lendas sobre o filme. A primeira é que de fato ele sangrava tocando nas gravações. Os calos são reais. Outra é que inicialmente Fletcher não batia forte na cara de Andrew(calma que isso já está no trailer), mas depois de alguns testes, de fato as batidas foram reais. Mais uma é que de fato ele pouco dormia e comia, praticando e praticando para o filme. As tomadas de cenas eram muito longas, de horas e horas. E por fim a de que o diretor tem uma birra já que o mesmo também tentou ser um baterista justamente de jazz(Vide a matéria que fala mais sobre isso aqui).

Contudo, de fato, temos um grande filme que toca muito sobre um assunto delicado hoje em dia: o quão longe vamos atrás dos nossos sonhos. O papel de J. K. Simmons e o bullying que ele faz se justificam? E o quão errado ele é? A clássica conversa séria em família, com as tradições comparações e injustiças são um requisito obrigatório em um filme como esse. A conversa que Andrew tem com a namorada em uma lanchonete também é uma pérola. Pessoas brilhantes, porém difíceis como Steve Jobs, Patton, Bill Gates e Mark Zuckerberg tinham que se comportar como eles se fazem?

Indicado para 5 Oscars, indicado para 5 Baftas e com um Globo de Ouro ganho na melhor coadujante para J.K. Simmons, o filme sem dúvida tem pedigree.

Sem dúvida um filme mega super recomendado para todos, e principalmente, os mais jovens. E que final!!!! Vale muito a pena! Compra certa para bluray quando sair e você TEM que ver antes do Oscar.

PS:O termo whiplash significa chicotada em inglês, além de outras traduções possíveis.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)







Nenhum comentário