Anúncio 1

Últimos Posts

Livro Da Vez:O Homem-Máquina

Pergunta rápida:você trocaria alguma parte do seu corpo por alguma parte feita na China?

Agora não tenho mais problema de coluna! Ligue ya!

Eu gosto muito de dar livros como presentes. Eu acho que são bons presentes por proporcionarem algumas horas, e com sorte, de boa diversão. Porém nem todos os meus amigos tem tempo para lerem o que eu dou. E ok, confesso que há vezes(ok, muitas) que dou um livro que eu não li. E foi bem a situação desse livro. Sabia que ele era bem recomendado e, só agora, pude verificar o porquê disso.

A história é a bizarra jornada de Charles Neumann em suas tentativas de auto aperfeiçoamento.(O nome eu chutaria que é uma junção de Charles Babbage e von Neumman, tuas pessoas chave na computação moderna. A personagem Lola talvez seja de Ada Lovelace... Chutes...). E tudo ocorre por um acidente provocado por um...celular...no laboratório do seu trabalho. Já no inicio do livro ele mostra como ele não pode ser completo sem esse aparelho que faz tanta gente se sentir também assim.

Ao longo do livro veremos um personagem que levanta dúvidas sobre o que nos fazem seres humanos, nossa relação com as máquinas, à busca de auto-aperfoamento físico, e não moral ou ético, ficção científica, filmes tipo B e....Robocop... Hehehehe....

Uma coisa muito curiosa é como o livro evidencia coisas curiosas do nosso tempo. Quando ele começou a ser escrito, em 2009, reinicializações de computadores demoravam muito tempo. Hoje com um disco SSD há boots de 3 segundos. As próprias próteses também evoluíram bastante nesse pequeno espaço de tempo. Mesmo assim é um livro que vale muito e não é datado, ainda que se perceba um pouco isso principalmente no inicio do livro.

O livro nasceu de um projeto interativo com o público que ia comentando os capítulos conforme o projeto ia tomando corpo. Segundo o autor, Max Barry, esse quarto livro sofreu diferenças substancias entre as duas versões(a do público e o publicado), mas você ainda nota problemas de continuidade. Mesmo assim é um ótimo livro, seja você das Exatas ou amante de uma boa ficção científica. Diversão nerd certa! Recomendo muito!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em 
https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário