Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Como se dar bem no Fifa


Eu comecei a jogar "futebol virtual" ainda no meu antigo Master System, num game em que você só via as cabeças dos jogadores, muito tosco. Também curti bastante o Fifa 94 no meu Mega Drive e fiz muitos gols com o Joe Della Savia. Mas foi com o lançamento de Super Star Soccer no Super Nintendo que realmente fiquei viciado nos jogos de simulação de futebol. A partir daí sempre acompanhei os novos lançamentos, até organizando campeonatos com os amigos de vez em quando, e depois de muitos anos fiel à franquia da Konami finalmente em 2009 me rendi às qualidades do concorrente da EA, Fifa Soccer. Desde então, a cada ano tenho testemunhado a grande evolução da série e sua aproximação da perfeição, o que tem garantido sua liderança no mercado. Com Fifa 15 não é diferente e, depois de gastar MUITAS horas jogando online, decidi escrever aqui algumas dicas que podem ajudar aqueles que querem se dar bem no game.

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que não sou nenhum especialista e que talvez algumas dicas que darei aqui não irão funcionar com seu estilo de jogo. Tudo o que irei falar aqui é fruto da minha experiência pessoal acumulada nesses anos e algumas coisas irão funcionar em qualquer jogo de futebol. O mais importante é se manter fiel ao que você acha melhor e apenas agregar aquilo que acredita que irá torná-lo mais eficiente. O jogo, apesar de acessível, permite uma customização completa de estratégia e controle total dos movimentos do jogador e, como tudo na vida, seu domínio demanda dedicação e treino. Sendo assim, apenas ler estas ou outras dicas não irão transformá-lo instantaneamente em um "craque virtual", é preciso praticar (No pain, no gain!).

Irei focar em dicas relativas à jogabilidade e não irei mencionar as questões de formação e estratégia avançadas (até mesmo porque eu quase não uso isso). Chega de enrolação e vamos às 10  dicas que darei:

1) Escolha um time

Isso não quer dizer que você precise jogar sempre com o mesmo time, mas é importante que você escolha o seu preferido e treine bastante com ele para conhecer seus jogadores e ter uma equipe "titular" para aqueles momentos em que precise buscar uma vitória. Depois de certo tempo você será capaz de saber exatamente onde cada jogador está e isso ajuda bastante, principalmente nas jogadas de ataque.

2) Faça os tutoriais do jogo

Cada nova edição do Fifa traz alguns tutoriais que ajudam a entender as novidades introduzidas. Além disso, os "Jogos de habilidade" trazem situações de treino que são excelentes para auxiliar na prática e eu recomendo para aqueles mais dedicados.

3) Utilize as mudanças de tática dinâmicas

O botão direcional digital serve para alterar instantaneamente durante o jogo a tática do seu time. Com toques para a esquerda você recua a equipe e com toques para a direita você coloca o time no ataque. Isso ajuda bastante quando precisar retrancar para segurar um resultado ou então partir para o ataque em busca de uma virada. Apertando para cima ou para baixo traz ajustes mais finos como por exemplo jogar no contra-ataque ou aumentar a pressão pela posse de boa.

4) Tenha calma e toque a bola

Essa dica é fundamental, tanto para a construção das jogadas quanto para sua finalização. É preciso ter calma e evitar a tentação de sair correndo com a bola em direção ao gol. Ao tocar a bola com eficiência você será capaz de abrir mais espaço para o ataque e até cansar o adversário por obrigá-lo a correr atrás da bola. Para ajudar na visão do jogo, recomendo configurar uma câmera com zoom bem aberto e com visão total do gramado. O radar também pode ajudar a você saber onde estão os colegas de time.

5) Cerque o adversário e evite botes afobados

A marcação e recuperação da bola são fundamentais para o sucesso no Fifa. Com o sistema de "Tactical Defending", em que você precisa dar os botes para roubar a bola, é importante evitar o desespero e ficar dando aqueles carrinhos malucos. Cerque seu adversário e só dê o bote quando realmente achar que terá chances de roubar a bola. A pressão sem bote muitas vezes já será suficiente para roubar a bola e evitará que você leve um "limpa" e deixe seu adversário na cara do gol. O que funciona muito comigo é usar o botão de chamar outro defensor (R1/RB1 na configuração padrão) para marcar quem está com a bola e botar meu jogador para marcar as possíveis jogadas futuras.

6) Tente aprender algum drible

Muitas vezes esse pode ser o diferencial naquele jogo duro com marcação forte. Um drible bem executado pode abrir o espaço que você precisa para marcar o gol. Não precisa saber todos os truques, mas é bom tem umas duas cartas na manga.

7) Use o botão de "lançamento"

Essa dica é fundamental para quem quiser armar jogadas de ataque. O lançamento irá permitir passar a bola à frente e surpreender a zaga adversária. Esteja atento aos colegas de time que correm para o ataque quando você estiver com a posse de bola e dê preferência ao lançamento pelo alto (feito segurando o L1/LB1 antes de apertar o lançamento). Será preciso muito treino para dominar a técnica do lançamento, mas é algo que valerá à pena.

8) Corra usando também o direcional analógico

Quando estiver com a posse de bola com um jogador que sabe é que rápido (tipo Neymar ou Lucas), é preciso usar a função de correr e apontar o direcional analógico direito na direção desejada. Isso fará seu jogador botar a bola na frente e correr mais rápido, permitindo assim deixar os marcadores para trás. Cuidado apenas para não fazer isso se um defensor estiver se aproximando em sentido contrário, pois com certeza irá perder a bola.

9) Finalize com calma e de forma consciente

Parece óbvio, mas é algo que precisa ser dito. Naquela hora "H" de botar a bola pra dentro, mantenha a calma e tente colocar a bola de forma eficiente. Evite chutar no meio do gol e mire nos cantos superiores ou inferiores. Nunca aperte demais o botão pois às vezes a bola rasteira é até mais eficiente. Outra dica é usar botões modificadores de chute. Aquele mesmo botão de chamar outro defensor (R1/RB1 na configuração padrão) pode ser usado para dar um chute colocado e com efeito, assim como o L1/LB1 pode ser usado para encobrir o arqueiro. Aqui, mais do que nunca, praticar é preciso.

10) Faça substituições

Com a evolução da simulação dos jogos, é cada vez mais importante lembrar de fazer substituições para tirar aqueles jogadores mais cansados ou até aqueles que estejam com a moral baixa (seta vermelha pra baixo). Um atacante descansado pode passar mais fácil pelos defensores que já estiverem com a língua de fora.


Então é isso, espero ter conseguido ajudar um pouco a melhorar suas habilidades no Fifa. Por último, deixo a dica mais importante: divirta-se. Se o jogo começar a se transformar em algo massante e estressante, tem algo de errado.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Um comentário: