Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Houdini


Nota imdb: 8.0 (até o dia da postagem): IMDB
Título original: Houdini
Ano de Lançamento: 2014
Estrelas: Adrien Brody, Kristen Connolly, Evan Jones
Diretor: Uli Edel
Sinopse: Siga o homem por trás da magia enquanto ele encontra a fama, se envolve em espionagem, batalhas espíritas e conhece os maiores nomes da época, de presidentes dos EUA a Sir Arthur Conan Doyle e Grigori Rasputin.


Sempre me interessei por ilusionismo e shows de mágica e nunca perdia as façanhas do David Copperfield no "Fantástico" (quem lembra?). Atualmente, nomes como David Blane e Chris Angel representam os novos rostos da magia moderna que saiu para as ruas e não está mais restrita à segurança dos palcos. Mas todos que conhecem a história do ilusionismo sabem que o maior de todos os tempos foi Houdini. Sendo assim, fui pego de surpresa com uma minissérie do History Channel que reconstitui a vida e as grandes façanhas deste mito.

A minissérie foi dividida em dois capítulos de aproximadamente uma hora e meia (sem comerciais) e ambos já foram ao ar nos states (não sei a data da estréia por aqui). Retratando desde a infância de Houdini, a série alterna momentos na cronologia que mostram o começo difícil de sua carreira e os momentos mais grandiosos do mestre das "fugas". Como a série foi baseada em um livro que faz uma "psicoanálise" do mito, também não fica de fora o retrato de sua  personalidade e obsessão em desafiar a morte. Todo o conflito mental causado pela incorporação do mito à sua persona são mostrados de maneira competente, assim como os impactos que isso causa em sua vida pessoal.

A biografia de Houdini revela não só o brilhantismo dele como mágico e ilusionista, mas também o papel fundamental que ele desempenhou como figura histórica e até mesmo como "espião" no período "pré-guera". Houdini atingiu um nível de celebridade mundial, o que era muito mais difícil no começo do século 20, e se apresentou para os principais líderes políticos da época. Destaque para a abordagem "Mr. M" de mostrar os truques do mestre e também revelar o segredo por trás de cada um deles.

Além de ter uma produção de primeira linha e efeitos especiais dignos de uma grande produção de hollywood, a minissérie acertou em cheio na escolha de seu protagonista: Adrien Brody. O ator, que já mostrou seu talento em excelentes filmes como "O Pianista", consegue incorporar de maneira magistral não só a faceta celebridade de Houdini mas também todos os conflitos psicológicos vividos pelo ídolo, assim como suas obsessões. O elenco de suporte não tem o mesmo pedigree, mas cumpre seu papel e consegue criar o cenário e preparar o palco para a grande estrela.

Acredito que essa série irá agradar não só os fãs de mágica, mas também todos aqueles que ainda não conhecem a história de uma das maiores "celebridades" do século 20. 

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário