Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras impressões: Playstation 4

Finalmente entrei na nova geração de consoles. E foi de PS4!

Quem ler o título pode ficar pensando: "Como assim, o Playstation 4 foi lançado há mais de 9 meses!". Sim, eu sei, mas somente agora resolvi entrar na nova geração de consoles. Assim como muitos outros, eu decidi esperar algum tempo para evitar os bugs iniciais comuns nas primeiras versões de firmware, para ter certeza de que não havia nenhuma falha grave de hardware e também para que mais jogos exclusivos fossem lançados. Não vou entrar em detalhes aqui dos motivos que me levaram a escolher o PS4 ao invés do XBox One para não desviar o foco nem polemizar. Agora que pude gastar algumas horas com o Playstation 4, irei apenas registrar as minhas primeiras impressões com o console e com os dois jogos que pude experimentar: Fifa 14 e Infamous: Second Son.

O console

Tanto a caixa externa quanto suas partes internas são bem simples e não chamam muito a atenção, o que não faz jus à beleza e poder do console. O videogame é pequeno, mais leve do que esperava e muito bonito, com quase metade de sua parte superior com revestimento black piano (o famoso "ímã de impressão digital"). Seu design é bem atraente e clean e o acesso a todas as portas de conexão é bem fácil. O drive de blu-ray é "escondido" e os botões de eject e de power também ficam quase invisíveis. Destaque para a luz de led que fica na "rachadura" superior e que brilha com cores diferentes dependendo do que se estiver fazendo.

O controle

A sony parece ter aprendido com o fiasco do primeiro modelo do dualshock 3 e desta vez acertou de primeira com o dualshock 4. O joystick é belíssimo, ergonômico e aparenta boa durabilidade (apesar de algumas pessoas já terem reclamado do desgaste prematuro das borrachas dos analógicos - na dúvida, já encomendei meus protetores de analógico). Além de algumas alterações muito bem pensadas em termos de ergonomia, que inovam sem abandonar o design clássico do controle, as maiores inovações são a caixa de som, o led de identificação e a superfície sensível ao toque. Como irei falar mais na frente, estas novidades abrem novas e empolgantes possibilidades para os jogos. Em termos de usabilidade, após a curva inicial de adaptação e aprendizado, posso dizer que estou bem adaptado e feliz com o novo controle. O meu único porém com o controle foi o posicionamento e formato dos botões "Options" e "Share" (que substituíram os antigos "Start" e "Select"), que me faz várias vezes apertar a superfície sensível ao toque por engano ao tentar achar um desses botões.

A interface

Ao ligar pela primeira vez o console, o sistema executa uma configuração inicial que é simples e rápida. Se uma conexão à internet estiver disponível, uma atualização será necessária para poder acessar a PSN. Já estava bem acostumado com a interface do Playstation 3 (XMB, ou Xross Media Bar) e por isso não tive dificuldades com a versão para PS4 que agora não traz uma divisão tão clássica quando a anterior mas que manteve os mesmos conceitos de usabilidade. Achei bem simples a navegação e interessante o fato de que, ao se colocar um novo jogo, o sistema o instala automaticamente, baixa as atualizações e adiciona o ícone dele, que permanece mesmo após o disco ser removido. Ao meu ver, ela traz conceitos da interface do PS Vita para a versão já estabelecida da XMB do PS3.

O fato de ter esperado para comprar o PS4 me permitiu já pegar uma versão de firmware mais nova (1.75 para ser preciso). Nesta versão já é possível, por exemplo, reproduzir blu-rays 3D e ajustar o nível da luz do controle (coisas que foram aguardadas ansiosamente pelos usuários). Gostei bastante da nova opção de deixar o console em modo "stand by", no qual ele continua a carregar os controles e a baixar todas as atualizações que aparecerem ou jogos/demos selecionados pelo usuário.

Fifa 14

Já havia experimentado o Fifa 14 no Xbox One do meu co-editor (veja aqui), mas agora pude gastar mais tempo e verificar melhor as mudanças na interface e os avanças proporcionados pela nova engine Ignite (exclusiva para as versões de PS4 e XBox One no Fifa 14). A física dos jogadores e da bola foi a coisa que mais avançou com esse novo motor gráfico, permitindo movimentos mais realistas, colisões convincentes e chutes mais fieis ao que se vê em um jogo de futebol. A torcida também está muito mais detalhada e apresenta um papel mais marcante no espetáculo. A fidelidade gráfica, tanto dos jogadores quanto do gramado e dos estádios é realmente impressionante. Um outro diferencial dessa versão para a nova geração é o bônus de se ter o jogo "World Cup 2014" embutido através de uma atualização grátis e rápida. 

Com o Fifa 15 já quase chegando (agora com ignite também na versão de PC), estou ansioso para ver as novidades que serão apresentadas agora que os desenvolvedores já possuem mais experiência com o novo motor gráfico. Mal posso esperar para saber como ficará o jogo que já se aproxima da perfeição e representa a melhor simulação da nossa paixão nacional.

Infamous: Second Son

Aproveitei uma promoção pela internet e comprei este jogo para ser a minha primeira experiência de um exclusivo no PS4. Após jogar algumas horas, posso dizer que estou impressionado com a qualidade geral e com as inovações proporcionadas pelas novas tecnologias disponíveis. 

Os gráficos do jogo são fantásticos e já dão uma amostra do poder do console, com física realista e efeitos de iluminação dinâmica de cair o queixo. Quem conhece a série irá se maravilhar com as novas possibilidades abertas para a franquia com esta nova geração. O pouco que experimentei da história e da jogabilidade me deixaram empolgados para continuar a aventura por este belíssimo jogo de ação.

Algumas interações que utilizam novas funcionalidades do dualshock 4, como a superfície sensível ao toque, o giroscópio e a caixa de som, são muito bem vindas e adicionam mais oportunidades para aumentar a imersão no jogo. Quando o personagem, por exemplo, recarrega seus poderes com suas mãos, o som sai do controle e isso dá um efeito legal. Resta esperar que essas inovações continuem a ser introduzidas de forma inteligente aos jogos para aprimorar a experiência e aumentar a diversão.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário