Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Tudo por Justiça


Nota imdb: 6,9 (até o dia da postagem): (IMDB)
Título original:Out of the Furnace
Ano de Lançamento: 2013
Estrelas: Christian Bale, Casey Affleck, Zoe Saldana, Woody Harrelson
Sinopse:  Russell Baze (Christian Bale) trabalha em uma usina e mora com o pai (Bingo O. Malley), que enfrenta sérios problemas de saúde, e o irmão mais novo, Rodney (Casey Affleck), que lutou na Guerra do Iraque. Um dia, Russell se envolve em um acidente de carro onde uma criança acaba falecendo, o que faz com que seja preso. Ao sair ele retoma a vida de antes, trabalhando novamente na usina. Entretanto, Rodney se recusa a levar a mesma vida do irmão e do pai. Querendo ganhar dinheiro, ele passa a fazer lutas clandestinas e acaba se envolvendo com um homem violento e bastante perigoso: Harlan DeGroat (Woody Harrelson).


Algumas vezes é fácil não notar os filmes menos divulgados e que não fizeram tanto sucesso de bilheteria. Por isso procuro ficar atento aos "azarões" que passaram despercebidos pelo grande público e em vários casos é possível se encontrar bons filmes. Este é o caso de "Tudo por Justiça", um filme recheado de estrelas e com uma boa história que traz o retrato do conflito entre clamor por justiça e desejo de vingança.

A história do filme, situada em uma cidade pequena dos Estados Unidos, mostra um ex-presidiário tentando ajudar seu irmão a encontrar um rumo em sua vida, mas ele acaba tendo que lidar com o desaparecimento deste irmão e com a busca por justiça. Com o elenco que o filme possui, seria esperado que tivéssemos uma história bem mais elaborada e grandiosa, mas a película foca no cotidiano e nos conflitos pessoais de seus protagonistas. E o filme faz isso com competência, envolvendo o espectador em sua trama e o fazendo ansiar pelo desfecho. Também é possível notar várias críticas ao atual status quo da sociedade americana, sua decadência econômica e os fantasmas das guerras. Mas sem dúvidas o principal tema do filme é o perigoso limiar entre justiça e vingança. O protagonista precisa lidar com isso e o filme explora esses questionamentos de uma maneira que deve surpreender no final.

O elenco do filme é tão privilegiado que fica difícil achar espaço igual para todos e fica evidente que temos talentos desperdiçados. É o caso de Forest Whitaker, Zoe Saldana e William Defoe, que aparecem pouco mas ainda assim deixam sua marca. Já Christian Bale prova mais uma vez seu grande talento e carrega o peso do papel de forma confortável, enquanto Casey Affleck consegue encarnar bem o distanciamento do seu personagem.

Se você quer dar um tempo nos filmes de super-heróis e nos blockbusters recheados de efeitos, fica aí a dica de um bom filme para fazer este exercício. Seu tom, às vezes chocante, nos faz questionar o quanto temos o direito de agir e fazer justiça com as próprias mãos. Nos Estados Unidos, onde todos têm o direito  constitucional de portar armas, é um tema relevante e que precisa ser debatido. No Brasil, se isso vira moda, seria guerra civil.

Nenhum comentário