Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez: The Challenger Disaster


Nota imdb: 7,5 (até o dia da postagem): (IMDB)
Título original: The Challenger Disaster
Ano de Lançamento: 2013
Estrelas: Joanne Whalley, William Hurt, Bruce Greenwood
Sinopse: Drama explorando a verdade por trás da explosão do ônibus espacial Challenger.

Alguns filmes que são feitos para a TV e não passam pelo cinema nem por dvd/blu-ray acabam tendo um alcance bem limitado de audiência. Isto é uma pena, pois muitas vezes são bons filmes e perdemos a chance de aproveitá-los. Este é o caso desta película de 2013 chamada "The Challenger" (não encontrei o nome em português) que conta a história da investigação sobre o trágico acidente do ônibus espacial homônimo de 1986.

O filme se inicia com a explosão do ônibus espacial Challenger em 1986 durante seu lançamento. A partir daí, ele mostra todo o desenrolar de comoção e das investigações, focando na comissão presidencial encarregada de liderar o inquérito. O protagonista do filme, interpretado por William Hurt, é um professor de física que representa a "parte civil" dessa comissão e que tem o papel de tirar proveito de sua independência política para tentar desvendar as causas do acidente. O roteiro é muito bem escrito e tem um bom andamento, prendendo o espectador com uma sensação de urgência e suspense sobre a investigação.

Em termos de atuações, destaco o protagonista William Hurt que prova mais uma vez ser um excelente e talentoso ator ao incorporar a personalidade crítica e excêntrica do físico. O elenco de apoio também é competente e conseguimos encontrar algumas figuras tarimbadas que andam meio sumidas, como Bruce Greenwood e Brian Dennehy.

Deixo aí a dica deste filme que deve interessar não só os fãs do tema mas também os amantes de um bom filme investigativo. O filme serve também como uma boa aula de história para nos relembrar a importância e a responsabilidade de projetos que arriscam a vida humana, como é o caso do programa espacial. Quando vidas estão em jogo, a segurança deve ficar acima de qualquer pressão política ou interesse econômico.

5 comentários:

  1. O nome do filme no Brasil é "Ônibus Espacial Challenger". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Challenger

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se fizeram um filme mais antigo sobre o acidente com o ônibus espacial columbia, em 1986. Alguém sabe me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente eu desconheço um filme antigo do desastre da Columbia... Só sei de um documentário de 2008: http://www.imdb.com/title/tt1303041/

      Excluir