Anúncio 1

Últimos Posts

South Park : Stick of Truth - Primeiras Impressões

Há dois medos em adaptações:filmes que viram desenhos e desenhos que viram jogos. O jogo faz jus a série? Confira a seguir

Peter Jackson apanharia aqui
Um problema muito recorrente é a transposição de filmes/desenhos para jogos. Temos vários e inúmeros exemplos de fracassos. Enormes fracassos. Muitos por falta de planejamento, recursos e principalmente tempo. Muitas vezes o filme mal acaba de ter o script e o jogo já se encontra atrasado. Porém esse jogo não sofre desse problema.

Fiel à atmosfera da série, o jogo já logo no início mostra a que veio: você pode escolher qualquer nome e que todos vão te chamar de "babaca". Definitivamente não é um jogo para pessoas que se sentem ofendidas pelo "dia-a-dia" da série. É uma grande metralhadora giratória que pode atingir a todos, seja na política(temos Al Gore em uma moita), religião, sexualidade , séries e filmes, enfim, tudo e a todos. Se isso não é problema, então você vai perceber que está em casa.

Com legendas em português e o áudio em inglês, temos o seguinte plot: você é um novo garoto na cidade(explicada pelos meninos por meio de uma profecia) que encontra todos incorporando uma aventura Dungeons and Dragons, com os Elfos na turma inimiga e os humanos com você e os amigos de Cartman. E eles levam muito a sério essa brincadeira. O sistema de luta é por turnos(segundo Cartman "porque é assim que se lutava na Idade Média") bem no tradicional esquema RPG-Final Fantasy-like. O tradicional equilíbrio entre itens vs armas é clássico e definitivamente fundamental para a metade do jogo. O que é lixo e o que pode ser utilizado no futuro é uma dúvida.

O sistema de batalha por turno tem um fator curioso de timing de ativação do golpe, o que pode ou não gerar um bônus ou até uma penalidade. A escolha por quem atacar primeiro (odeio magos, logo...:P), o estilo de especial(ataque que afeta grupo ou um indivíduo de forma severa), todos esses aspectos geram alguma forma de compensação de várias e várias batalhas ao longo do jogo. O principal mesmo é a exploração do cenário, a interação com os personagem e as deixas de situações da série. Dica interessante é lembrar que tanto o teclado como o controle conectado no computador são opções(gostei mais da segunda opção).

O maior problema que eu vejo é o preço do jogo para o PC(99 reais) o que pode ser considerado caro para a plataforma. É um mal que afeta outra série que desejaria conhecer, a dos jogos do Family Guy. De repente vale a pena esperar as promoções de primavera da Steam.(Lá para maio....).

E falando na série recomendo muito o episódio do Warcraft Muito bom! Mas pode(de novo) desagradar a alguns pela linguagem e atitude. Divirtam-se!

PS:O jogo curiosamente tem tido boas notas(entre 90 do PCGamer, 84(críticos)/86(jogadores) na Metacritic, até 7 da GameSpot).

Nenhum comentário