Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Três Homens em Conflito


Nota imdb: 9,0 (até o dia da postagem):  (http://www.imdb.com/title/tt0060196/)
Título original: The Good, The Bad and The Ugly
Ano de Lançamento: 1966
Diretor: Sergio Leone
Estrelas: Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef
Sinopse: Três homens Blondie (Clint Eastwood), Tuco (Eli Wallach) e Sentenza (Lee Van Cleef) estão atrás de um tesouro escondido em um cemitério. Cada um deles conhece apenas uma parte da sua localização, o que faz com que eles tenham que se "unir". O problema é que nenhum deles está disposto a dividir o que encontrarem.

Em mais um capítulo da minha saga de assistir aos filmes mais cotados do imdb, aproveitei uma visita a meu pai e o fato dele gostar de faroestes para finalmente ver "Três Homens em Conflito", atual 6º colocado na lista dos 250 melhores filmes de todos os tempos do imdb (veja aqui se estiver duvidando: http://www.imdb.com/chart/top). Isso mesmo, ele está lá, logo abaixo de filmes como "Um Sonho de Liberdade" e "O Poderoso Chefão". E agora finalmente eu descobri porque.

Naturalmente ressabiado, por se tratar do filme mais antigo do "top 6", mesmo assim tentei assistir ao filme sem preconceitos e com a mente aberta. Ledo engano meu, pois esta obra-prima do cinema não precisa deste tipo de artifício e me deu um soco (agradável, claro) no estômago para provar que ainda hoje cumpre seu papel de forma magistral e sem perder as qualidades que, com justiça, o elevaram ao status de um dos melhores filmes de todos os tempos.

A trama mostra três habilidosos "espertalhões" do velho-oeste que, no meio da guerra civil americana, se engalfinham para tentar encontrar uma grande quantia de dinheiro que foi roubada e escondida. O grande trunfo do filme é contar essa história aparentemente comum de uma forma magistral: cada um deles sabe apenas parte da localização do tesouro e, apesar de desejarem se matar, precisam se unir e enfrentar vários outros obstáculos (afinal, estamos no meio da guerra civil) para alcançar seu objetivo. O roteiro faz uso de técnicas revolucionárias para a época, com boas surpresas e reviravoltas, diálogos afiados e humor bem dosado. O resultado disso é o espectador totalmente envolvido e satisfeito durante as quase três horas de filme (versão do diretor).

Outro feito da película foi ter conseguido dividir igualmente o tempo e a atenção para os três protagonistas. O diretor conseguiu isso de forma tão competente que seria perfeitamente normal se todos os três fossem indicados dentro da categoria de melhor ator (inexplicavelmente, o filme não recebeu nenhuma indicação). Eles executaram seus papéis de forma fabulosa, com destaque é claro para o jovem Clint Eastwood esbanjando carisma e testosterona no papel que o catapultou ao estrelato e o transformou num ícone western.

Uma das provas do poder de um filme é quando algo dele é lembrado e reconhecido mesmo por quem nunca o assistiu. Isso acontece com a trilha sonora magistral que Ennio Morricone compôs para este longa metragem. É esta mesmo que você está pensando, a com os assovios. Nem preciso falar mais nada, mas para quem ainda não lembrou, clique aqui.

O filme também não decepciona nas cenas de ação e nos tiroteios com muita tensão e com um trabalho de câmera fantástico e revolucionário para a época. Fica claro que ele estabeleceu um padrão para o gênero que foi incansavelmente copiado por vários anos a fio.

Mesmo para quem não gosta de westerns, é impossível deixar de recomendar este filme. Se você é um cinéfilo e gostaria de assistir aos melhores filmes de todos os tempos antes de morrer, não cometa o erro imperdoável de deixar este maravilhoso exemplar de fora.




Nenhum comentário