Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:livros! Clube do Bangue-Bangue:instantâneos de uma guerra oculta

Em um livro, e filme, vemos a violência da transição da África do Sul e a difícil tarefa de repórteres de guerra

Como explicado no livro, a foto da capa é um auto-retrato do grupo em meio a um conflito

O apelido que dá nome ao grupo de quatro fotógrafos (o português João Silva e os sul-africanos  Kevin Carter, Ken Oosterbroek e Greg Marinovich) foi dado pela revista Sul-Africana Living pela coragem dos quatro em estarem bem no meio do bangue-bangue, giria do meio jornalistico da época para conflitos entre grupos rivais nos disturbios pré eleição de Nelson Mandela.

Os quatros amigos fotografos que são retratados no livro
Ao contrário do que muita gente pensa, o processo do fim do apartheid teve um conturbado processo. Desde a libertação de Mandela até as eleições, diversos disturbuios, principalmente nos bairros pobres daquele país, eclodiram em verdadeiros banhos de sangue. Aí entra em cena a fudamental contribuição de reporteres que não só cobriram, mas evidenciavam o apoio de parte do até então governo branco para que houvesse um sentimento de medo e instabilidade, situações que inviabilizariam a eleição do partido CNA(Congresso Nacional Africano) de Nelson Mandela. É desse período que tanto o livro de Greg Marinovich, infelizmente hoje fora de tiragem,  assim como o filme, tratam. 

O perigo constante, o dilema de registrar ou tentar salvar uma pessoa vitima de um crime, assim como o fardo de sobreviver assistindo, e por que não, participando como documentador de tanta violência rendeu frutos, porém pesadas consequências. Dois Pultizer e duras consequências fazem dessa história uma reflexão não só a todos do mundo jornalistico que realmente se arriscam para poder comunicar o que realmente acontece ao longo do mundo, mas também ao publico que não deve , ainda que seja difícil,  deixar de apoiar esse trabalho de registro.

Foto famosa de Kevin Carter em uma excursão ao Sudão
Ainda que tenha o mesmo nome do livro em inglês(The Bang Bang Club), o filme no Brasil teve o nome traduzido para "Repórteres de Guerra" (de 2010 e com nota 6,8 no Imdb), obra que recomendo como complementar ao livro.


A título de conhecimento, João Silva, um dos quatro repórteres, cobriu diversos outros conflitos(Balcãs, Asia Central, Rússia e Oriente Médio), e quando participava de uma patrulha no Afeganistão pisou em uma mina terrestre e perdeu os dois pés. Mesmo assim pretende seguir realizando seu trabalho, como pode ser visto nessa entrevista(http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=522427&tm=8&layout=122&visual=61). Em 2011, foi  recebido na Casa Branca pelo presidente Barack Obama em reconhecimento ao grande trabalho realizado. 

Por fim o link da matéria da BBC no anuncio do lançamento do filme: http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/2009/05/090514_bangbangpirrho.shtml

Nenhum comentário