Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Batman


Nota imdb: 7,5 (até o dia da postagem):  (http://www.imdb.com/title/tt0096895/)
Título original: Batman
Ano de Lançamento: 1989
Diretor: Tim Burton
Estrelas: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger
Sinopse: Em Gotham City o milionário Bruce Wayne (Michael Keaton), que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas chega o dia em que o vilão Coringa (Jack Nicholson) decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.


Muito diferente do momento atual, onde os filmes de super heróis quebram recordes de arrecadação nos cinemas, no final da década de 80 os filmes do gênero eram vistos com muito preconceito e quase sempre mal recebidos pelo público. Com exceção dos filmes do Superman, os heróis sofriam com adaptações ruins e caricatas. Neste cenário, a versão da história do homem-morcego feita por Tim Burton em 1989 revolucionou o gênero com sua pegada mais realista recheada de bons atores e com produção de primeira.

A história mostra o início da jornada do cavaleiro das trevas no combate ao crime em Gothan e o confronto contra seu arqui-inimigo Coringa. Optando por uma abordagem realista mas que ainda manteve a magia dos quadrinhos, o estilo gótico do diretor casou perfeitamente com o tom sombrio do personagem. Alternando bem os momentos de ação com os alívios cômicos e momentos de tranquilidade, o filme tem um ritmo satisfatório que consegue desenvolver os personagens e prender o espectador.

Mesmo sob grande protesto, Michael Keaton foi escolhido para encarnar Batman. Na minha modesta opinião, o ator conseguiu se sobressair e deu ao herói uma personalidade condizente, mesmo tendo que atuar sob uma armadura que restringia bastante seus movimentos e expressões. Como Bruce Wayne, ele deixou um pouco a desejar por não trazer à tona a carga traumática do personagem. Para dar vida ao Coringa foi escolhido Jack Nicholson e ele rouba a cena com sua versão irônica e espalhafatosa do psicopata antagonista. O papel mais prejudicado acabou sendo o de Kim Basinger, que faz o interesse romântico do herói e se resume a aparecer bonita nos momentos tranquilos e gritar (e como grita!!!) nos momentos de tensão.

Os efeitos visuais foram utilizados apenas para completar os efeitos práticos e sustentaram bem a visão mais realista do diretor. A armadura do herói é, ao meu ver, a que mais respeitou os quadrinhos e inovou ao mesmo tempo. Os "brinquedinhos maravilhosos" do homem-morcego, como foram chamados pelo Coringa no filme, roubaram a cena com direito a um dos batmóveis mais icônicos do cinema. A trilha sonora  marcante de Danny Elfman trouxe um tema para o Batman que ficou registrado no cânone do personagem.

Este filme do Batman é a minha versão favorita do cavaleiro das trevas. Eu gosto do realismo visceral da trilogia recente de Nolan, mas acho que isso remove um pouco da magia e da mística dos quadrinhos. Eu prefiro uma adaptação que mantenha a atmosfera fantástica sem comprometer tanto o realismo e cair no ridículo. Esse equilíbrio é difícil de se alcançar, mas ao meu ver foi algo que este filme conseguiu, assim como o Superman de Richard Donner. Além disso, é preciso analisar o filme dentro do contexto que expliquei no início do post, onde o mercado das adaptações de quadrinhos ainda era bem restrito. Levando isso em consideração, é impossível não reverenciar esta obra-prima de Tim Burton. 

Um comentário:

  1. É engraçado observar como era um filme que foi quase fiel aos quadrinhos, se não tivesse alguns problemas que hoje o penaliza tanto...Mas definitivamente é um clássico do gênero.

    ResponderExcluir