Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Europa Report


Nota imdb (até o dia da postagem): 6,5 (http://www.imdb.com/title/tt2051879/)
Título original: Europa Report
Ano de Lançamento: 2013
Diretor: Sebastián Cordero
Estrelas: Sharlto Copley, Michael Nyqvist, Chistian Camargo
Sinopse: Um grupo de astronautas viaja até Europa, uma das luas de Júpiter, em busca de sinais de vida. Chegando ao local, uma série de incidentes levam-nos a perder contato com a Terra, devendo sobreviver sozinhos e um ambiente hostil.

Eu sou um grande fã de filmes de ficção científica e minha lista de clássicos tem filmes da série Alien, Predador e, claro, Star Wars. No entanto, estes filmes citados e já bem conhecidos da maioria, são quase sempre grandes produções de hollywood que podem usar atores famosos e efeitos especiais de última geração. Isso dá uma vantagem para filmes desse gênero, mas também não é certeza de um resultado final satisfatório. Por isso é que fico sempre atento aos filmes "B" de ficção que de vez em quando tentam atrair fãs. Foi assim que me interessei por Europa Report e posso dizer que não me decepcionei. Com uma história convincente, atores competentes e bons momentos de tensão, este filme traz grandes atrativos para os amantes de ficção que foca na ciência e não na ação.

O roteiro do filme traz a história de uma expedição a uma das luas de Saturno, chamada Europa. Um grupo privado se junta para lançar a primeira missão tripulada a explorar o espaço e seus astronautas tem a missão de procurar vida no satélite congelado. A maior parte do filme explora o drama da viagem longa e da convivência entre os membros da tripulação, mas também retrata a exploração de Europa e todos os percalços enfrentados. O filme foi feito quase em formato de documentário, usando um estilo narrativo não linear e apoiado na premissa de "found footage" (filmagens encontradas depois), tão comum hoje em dia.

Um dos pontos fortes do filme é o fato de ser muito bem embasado e recheado de referências científicas que apoiam quase tudo o que é mostrado e feito pelos personagens. Mesmo com baixo orçamento, o filme traz efeitos especiais competentes que irão agradar até os mais exigentes. Esse bom resultado se deve à inteligência de seus criadores em focar na ciência e não na ação, evitando que o filme caísse na mesmice trash que assola os filmes B do gênero. Ainda assim, o filme traz com competência alguns momentos de tensão e suspense que aceleram o ritmo da película e impedem que uma monotonia se estabeleça.

Em relação aos atores, trata-se de um daqueles casos onde você até reconhece alguns deles de um seriado ou filme mas não consegue lembrar do nome. Isso é totalmente compreensível e não tira o mérito do elenco. Muito pelo contrário, pois ao meu ver todos conseguiram cumprir muito bem seus papéis e dar a carga emotiva necessária para refletir a experiência castigante de uma viagem para o espaço profundo.

Já a trilha sonora não me chamou muito a atenção, mas acho que isso foi algo intencional. Ao meu ver, o diretor preferiu focar na história e nos personagens e a trilha sonora apenas complementa essa experiência sem roubar a atenção do espectador. O próprio estilo do filme não pede uma trilha marcante com tema clássico estilo John Williams.

Se você está à procura apenas de efeitos especiais, pirotecnias, batalhas estelares ou monstros aterrorizantes, esse filme com certeza irá desagradá-lo. Mas se você quer embarcar em uma jornada focada na ciência e em toda a emoção humana relacionada à exploração espacial, fica aí a recomendação. E como essa expedição está indo para uma lua de Saturno e não para o velho continente, prepare-se para algumas surpresas e sustos antes do fim.

2 comentários:

  1. Interessante.... fiquei instigado a assistir este filme!

    ResponderExcluir
  2. E naturalmente vai ocorrer a comparação com o excelente Gravidade, que vai virar um post em breve aqui no Blog

    ResponderExcluir