Anúncio 1

Últimos Posts

Momento nostalgia: A saga de um segamaníaco - Parte 2

A genesis de um mascote azul

Em 1990 minha família saiu de Manaus. Coincidentemente, neste ano o novo console da Sega, que já existia desde 1988 no japão, foi lançado aqui no Brasil. Chamado de Genesis nos states, aqui ele ganhou o nome Mega Drive. Longe da fábrica da Tec Toy, ficou mais difícil para eu conseguir botar as mãos em um exemplar. Apenas uns dois anos depois, depois de vender o Master System (tinha que abrir mão de um para pegar o próximo), conseguimos comprar um Mega Drive usado.

Surgindo quase juntamente com o aparelho, um jogo chamado Sonic criou também o porco-espinho mais famoso e azul de todo o mundo, sendo adotado como mascote da Sega a partir desse momento. O Genesis marcou o apogeu da fabricante no mercado de games e foi um sucesso estrondoso, principalmente na América do Norte.

Mesmo mantendo a tradição de fazer "ports" dos seus jogos de arcade (agora com mais realismo devido ao processador monstruoso de 16 bits!), na minha opinião o Mega Drive trouxe também novas franquias de sucesso para a companhia, como a já mencionada e protagonizada pelo Sonic, e outras, como Streets of Rage, Toe Jam & Earl, Super Monaco GP, etc. A competição contra o console rival da Nintendo (o Super Nintendo) sempre era assunto em comparações entre os jogos multiplataforma. Dois exemplos clássicos que me recordo dizem respeito aos gigantes dos jogos de luta que dominavam os arcades da época: Mortal Kombat e Street Fighter. No primeiro caso, a versão do Mega Drive era a única com o sangue e falalities originais enquanto no Super Nintendo os lutadores cuspiam lama e tinham finalizações mais amigáveis. Já no Street Fighter 2, a versão do console da Sega foi considerada muito superior e esse está entre os melhores jogos do aparelho, mas o fato de ter demorado demais para ser lançado acabou minando seu sucesso, pois a galera já tinha enjoado de jogar no concorrente.

Durante seu longo ciclo de vida, o Mega Drive ganhou vários "add-ons" (upgrades) para tentar se manter vivo. O primeiro foi o famoso "Sega CD", que apesar de não trazer grandes avanços nos gráficos possibilitou uma melhoria fantástica nas trilhas sonoras dos jogos. Algumas versões foram lançadas, inclusive uma que já vinha com o Mega Drive "embutido" (chamada Sega CDX) e até hoje alguns jogos lançados em cd são considerados clássicos (como o Sonic CD, por exemplo, considerado o melhor jogo do Sonic por muitos admiradores). Mas tarde, já numa tentativa desesperada de concorrer contra os recém lançados consoles de 32 bits, a Sega lançou o Mega 32x, um acessório encaixado no slot de cartuchos do Mega Drive e que aumentava seu poder de processamento (mas ainda mantendo os jogos em cartucho). Apesar de alguns jogos bons, o 32x foi um fracasso e colocou a última pá de cal na vida do vitorioso (mas cansado) Mega Drive. Apesar de não ter conseguido comprar nenhum desses upgrades na época, hoje tenho todos e fico sempre impressionado com o tamanho do "trambolho" resultante ao se montar tudo de uma vez:


Aqui no Brasil, a Tec Toy tirou bom proveito do sucesso do console e se consolidou no mercado, entrando até mesmo na parte de desenvolvimento dos jogos, como no famoso jogo do Show do Milhão e das adaptações de jogos musicais tipo Guitar Hero. Assim como no caso do Master System, ainda hoje a empresa comercializa uma versão do Mega Drive com jogos na memória. O aparelho é um dos mais adorados pelos segamaníacos brasileiros e possui uma legião de fãs, inclusive com uma figura que se auto intitula "Nino Megadriver" e toca versões metal de trilhas sonoras de jogos com excelentes arranjos (o site dele é muito bom e recomendado para os saudosistas de plantão: http://www.megadriver.com.br). Ele fez tanto sucesso que hoje faz shows em várias cidades do país e se diversificou para adaptar músicas de outros consoles, mas a guitarra não nega a preferência:

Ninguém pode negar o grande impacto que o Mega Drive teve no mercado de consoles e o seu papel fundamental na história da Sega para cimentar seu nome como uma das grandes do mundo dos games. Na minha história, este console teve o mesmo papel consolidador e fez o "virus gamer" me contaminar de vez. Muitos dos jogos que experimentei nele ocupam posições de destaque na minha lista de clássicos (fechar o top 5 dessa vez vai ser difícil!) e tenho excelentes memórias de infância me divertindo com amigos e familiares enquanto jogava o meu Mega Drive. Essa foi exatamente a época em que decidi confiar na Sega, acreditando que a companhia continuaria sua trajetória de sucesso sem abandonar seus fãs. Eu nem imaginava que esse sucesso já estava no seu máximo e que, dali pra frente, seria só ladeira abaixo. Mas isso é assunto para o próximo capítulo dessa minha saga.

Para finalizar, minha famigerada lista top 5 dos jogos favoritos de Mega Drive:

1) Toe Jam & Earl



Assim como acontece durante este jogo, já vejo tomates voando em direção à minha cabeça e o grito enfurecido de um segamaníaco: "Como assim? Porque o Sonic não tá no topo da sua lista???!!!". A ideia principal de contar essa "saga de um segamaníaco" é mostrar a minha experiência com os consoles e jogos da Sega. Considerando isso, posso dizer que esse jogo me proporcionou diversão por muito mais tempo do que o Sonic. O fato de ser um jogo de fases com mapas "aleatórios" onde o lugar das peças perdidas da nave sempre mudavam de lugar a cada vez que se jogava deu um valor "replay" quase inesgotável para esse jogo. O humor inteligente, a jogabilidade apurada e a trilha sonora inspirada só contribuíram para isso. Eu posso dizer que terminei esse jogo dezenas de vezes com meu primo na época e pelo menos uma vez recentemente com minha esposa, sendo que a diversão foi a mesma em todas as vezes. O mais engraçado é que, em uma época sem internet (pelo menos pra mim), eu descobri esse jogo por acaso ao pegar várias fitas emprestadas de um vizinho. O impacto foi tão grande que, provavelmente, desde aquele tempo a dupla escrachada de alienígenas funkeiros ultrapassou o porco-espinho supersônico na minha lista!

2) Sonic - The Hedghog




"Ok, você venceu, batata frita!". Não tem como deixar fora da lista esse jogo, que por si só já seria um dos melhores do Mega Drive, mas que foi além e criou uma franquia de grande sucesso que perdura até hoje (com vários tropeços no caminho, devo acrescentar) e imortalizou o porco-espinho azul (e "cool") como mascote da Sega. Atualmente o Sonic é amigo do Mario, o que fez ele cair um bocado no meu conceito : ). De qualquer maneira, esse jogo foi um side-scroller que definiu uma época com sua velocidade, genialidade e carisma, catapultando a Sega ao sucesso no cenário de games e criando uma geração de fãs e seguidores. Quem nunca jogou esse jogo que receba a primeira pedrada (brincadeira, claro).

3) Street Fighter II - Special Champion Edition



Como já mencionei anteriormente, a adaptação do clássico arcade de luta para os consoles foi praticamente perfeita na versão de Mega Drive, com gráficos primorosos e trilha sonora quase intocada. Isso sem falar que nessa versão (diferentemente da versão para amantes do Mario), as vozes não pareciam ter sido gravadas dentro d'água. A cereja do bolo veio por meio de ser a versão Champion Edition (com direito a escolher os chefes) e dos modos de jogo versus inovadores. Para mim, esse jogo significou finalmente abandonar o "fliperama" perto de casa (algum dia conto essa saga, onde cheguei a vigiar o lugar pra ganhar fichas) e poder jogar com os colegas em casa, para felicidade materna geral da nação. E como eu joguei esse clássico em casa e fiquei bom nele! Até hoje lembro do meu irmão mais velho apelando comigo depois de levar uma surra com seu precioso Blanka! Que me desculpe a Mastercard, mas isso sim não tem preço!

4) Ayrton Senna's Super Monaco GP II



Eu já gostava um pouco de jogos de corrida, algo que começou com Enduro na época do Atari. Mas meu vício com jogos de simulação, que dura até hoje, só teve início com a chegada desse clássico. Trazendo um realismo único para a época e incorporando a competição inteligente ao gênero, esse jogo foi um divisor de águas. Pra completar, ele ainda traz como astro o nosso querido e eterno Ayrton Senna que, na minha modesta opinião, foi o melhor piloto de F1 de todos os tempos. Enfim, todos os ingredientes estavam presentes e as estrelas se alinharam para transformar em realidade o sonho dos amantes da F1 e da velocidade nos videogames.

5) Pit Fighter



Para fechar a lista, mais um nome polêmico e que seria questionado pela maioria dos gamers. Deixe-me explicar o motivo da escolha. Quando fazia a 4ª série, ao lado do meu colégio tinha um "fliperama" com a versão arcade de Pit Fighter, aquela com três controles. Nessa época, eu era mais quebrado que biscoito de viagem e não tinha dinheiro para nada, ou seja, nunca podia jogar esse "clássico". Eu parecia um cachorro de padaria vendo o frango girar no espeto enquanto assistia milhares de vezes à abertura brega do jogo (Se nunca viu, não sabe o que está perdendo! Clica aqui meu filho: http://www.youtube.com/watch?v=wsJ3L_PxHj0 ). Sendo assim, quando finalmente coloquei minhas mãos na versão de Mega Drive eu fui à forra e joguei como se não houvesse amanhã! Claro que meu personagem favorito era o Ty, com sua "voadora rodada" com direito a gritinho no final! E depois de toda a pancadaria na arena improvisada num boteco com direito a dar porrada na platéia, nada melhor do que ficar em cima de uma empilhadeira subindo enquanto a grana do prêmio se acumula embaixo dos seus pés!

Nenhum comentário