Anúncio 1

Últimos Posts

Momento nostalgia: A saga de um segamaníaco - Parte 1


Quem já leu alguns posts meus nos quais falei de jogos (provavelmente ninguém), já deve saber que fui um "segamaníaco", ou seja, uma pessoa que preferia o porco espinho descolado ao invés do bombeiro italiano bobão. Na época em que Sega e Nintendo eram as duas grandes forças dos consoles, essa rivalidade era algo bem intenso. Neste cenário, imaginar um jogo do Mario em um console da Sega ou um jogo do Sonic em um Nintendo seria como pensar no Darth Vader alucinando em uma luta de sabres de luz contra o Capitão Kirk, praticamente uma heresia! Hoje infelizmente, ao meu ver, Mario e Sonic são amigos e até competem juntos nas olimpíadas. Voltando ao assunto, como na maioria das guerras, era preciso escolher um lado (lógico que tinha também os que ficavam em cima do muro, mas aí era só a galera "café-com-leite"). Eu escolhi as trincheiras da Sega e vou tentar explicar aqui um pouco dessa minha história que começou de forma empolgante e terminou de forma melancólica.

Mais uma vez vou evitar detalhes técnicos e históricos (usa o google meu filho!) e focar na minha história com os consoles e jogos. Para cada console, irei também fazer um "top five" dos meus jogos favoritos. Confesso que em alguns casos será difícil separar apenas cinco jogos preferidos e vou certamente cometer injustiças, mas vamos lá. Para evitar que o post fique muito grande, vou dar uma de "Jack" e dividir a história em partes:


Parte 1 - Um sistema mestre para a todos dominar



Tudo começou quando ganhei meu Master System no final da década de 80. Nesta época morávamos em Manaus e minha mãe tinha uma conhecida que trabalhava na fábrica da Tec Toy. Meu master chegou direto da fábrica, cheirando a novo e ainda quentinho (pode ser exagero, mas é assim que lembro). Era a primeira versão, que tinha Hang On e Safari Hunt na memória, com pistola e tudo. E ainda tinha aquela manha de fazer aparecer um jogo do caracol no labirinto (eita, quem lembra dessa??!!). 

Foi amor à primeira jogada. Fui fisgado por esse console e a facilidade em adquirir os jogos originais da fábrica só aumentaram essa minha fissura. O visual do master era bem descolado para a época (tinha até um botão de "Pausa"!). Os controles retangulares tinham um grande charme, apesar do direcional não ser tão bom. Até mesmo óculos 3D foram lançados para o console, algo bem novo para a época, mas eu não gostei muito da sensação visual depois de experimentar no videogame do vizinho.  

No departamento dos jogos, além de adaptações dos arcades clássicos da Sega em versões mais limitadas, algumas novas franquias de sucesso da companhia foram criadas neste console, como por exemplo Phantasy Star e Alex Kid. Apesar de perder em vendas para o Nes no resto do mundo, aqui no Brasil o master system foi um grande sucesso e tornou a Tec Toy um sinônimo de entretenimento digital de qualidade. Até mesmo comerciais de TV aberta foram veiculados e a febre se espalhou. O mais incrível é que até hoje a Tec Toy ainda ganha dinheiro com o Master System, pois ainda existem modelos à venda (mas sem cartuchos, apenas com jogos na memória). Não acredita? Veja por si mesmo então: http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=6058&kw=master+system

O Master System ocupa um lugar especial na minha história. Talvez um fator determinante para isso seja o fato de que esse foi um dos consoles que meus irmãos mais jogaram comigo. Era uma diversão em família. Depois disso, meus irmãos perderam um pouco o interesse e eu jogava mais com amigos e primos. Até hoje lá em casa a gente lembra dos jogos e se diverte. Lembramos dos recordes no Jogos de verão, da dificuldade em terminar R-Type e Rocky, das nossas lutas hilárias em Pro Wrestling, etc. 

Enfim, foram pelo menos uns 5 anos de muito diversão e sopros em cartuchos antes que conseguíssemos comprar um Mega Drive. Para finalizar essa primeira parte, vamos ao meu "top five" de jogos deste console fantástico que fez meu sangue ficar "Azul Sega":

1) Jogos de Verão (California Games):


Este jogo fez parte da minha infância e acredito que também da de várias pessoas da minha idade. Como era divertido jogar com várias pessoas se revezando nas diversas modalidades e rindo quando alguém era atacado pelo tubarão no surf, caía de bunda no patins ou quebrava o pescoço no bmx! Isso sem falar da tensão em tentar conseguir três imagens iguais e "bombar" uma modalidade. Para mim é o melhor jogo do Master System porque era diversão para um ou para muitos. E mais, ele estaria na minha lista como um dos melhores "jogos coletivos" de todos os tempos. Algumas modalidades de esporte, pelo menos ao meu ver, até hoje não tiveram um jogo que superasse em diversão esse clássico, como no caso do bmx e do surf. Quem nunca ouviu um "Aggro Man" que atire a primeira pedra!

2) Kenseiden


Um excelente "side-scroller" que foi um dos primeiros que joguei a ter o conceito de evolução do personagem, sendo que é preciso vencer desafios para adquirir habilidades necessárias para enfrentar os chefões e fases. E como são difíceis esses desafios! Se você não executar os pulos e agachadas no momento exato, é flechada na certa! Isso transformou este jogo em um dos grandes representantes da "era difícil" dos jogos, antes do advento de saves e checkpoints. Além disso, o jogo ainda proporciona uma liberdade de navegar um mapa e escolher as fases que se quer tentar. Até hoje não consigo entender como tanta diversão consumiu apenas 2MB de um cartucho!

3) R-Type


Devo admitir que nunca fui muito bom nesse jogo. Meu irmão mais velho é que era o "viciado" da casa. Ele tinha a manha de desviar dos tiros, o que é pré-requisito para vencer a batalha final contra o famigerado Bydo. Mesmo assim sou fã do jogo pelo seu equilíbrio entre desafio e recompensa, pelos chefões finais de cada fase (ou às vezes da fase toda, como no caso da fase da nave gigante verde) e pela trilha sonora magistral (com direito a guitarrinha no game over!).

4) Pro Wrestling


Esse jogo com certeza é desconhecido de muitos, pois ele é da época em que eu ainda achava que luta livre era de verdade. Ele também não tem nada de especial (tirando a cena do avião entre as lutas, claro) e nenhuma estrela conhecida da TV (apesar de contar com a ilustre presença do nosso ex-presidente Lula, como pode se ver na imagem acima). O motivo de estar na minha lista é por causa da diversão que tive com meus irmãos jogando horas e horas seguidas. Cada um tinha a sua dupla e eu usava os bonzinhos "Crush Brothers" (calma, eles não são garotos propagandas daquele refrigerante de laranja). O mais comédia eram os efeitos sonoros das "bolachas" desferidas, isso sem falar da hora em que os maldosos saíam do ringue pra buscar uma cadeira pra descer a lenha! Melhor do que tentar descrever essas bizarrices, é você ver por si mesmo: http://www.youtube.com/watch?v=7pxPxDjkMgg.


5) Rocky


Outro jogo com nível de dificuldade absurdo, porém muito simples, sem muita história. Mas quem não conhece a saga do Rocky Balboa e seu lábio repuxado ao falar "Adriannnnnn"? O jogo se resume a treinar em uma modalidade específica para adquirir uma habilidade necessária e depois enfrentar um dos rivais de Rocky, culminando com o embate contra Drago. Em 70% do tempo do jogo, você tem que ficar apertando os botões freneticamente até ter câimbras. Eu e meus irmãos criamos até um termo usado até hoje para descrever quando a gente precisa apertar muito rápido os botões nos jogos, se chama "Levanta Rocky". Algumas pessoas então podem questionar: "Tio Maik, porque esse jogo está no seu top five?". A resposta é simples: eu respeito esse jogo. Posso contar nos dedos as vezes que consegui terminá-lo na época e posso dizer, um pouco envergonhado, que atualmente não consigo mais "zerar" esse jogo. E olha que já tentei de tudo: teclado, joystick, gelo no braço, comer banana antes, etc. Tudo que consigo é ver a imagem do Rocky levando um soco do Drago e indo para a lona, para desespero do velho treinador Mickey e meu também, pois é chegada a hora de mais um alucinado "Levanta Rocky"!

2 comentários:

  1. Joguei muito California Games, mas no MSX!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, lá vem os caras que jogaram em computador pra trollar no meu post...hahahahaha

      Excluir