Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Rocky III

Título original: Rocky III
Ano de Lançamento: 1982
Diretor: Sylvester Stallone
Estrelas: Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young, Mr. T
Sinopse: Três anos depois e vencedor de dez combates consecutivos após a derrota de Apollo Creed, do qual se tornou amigo, Rocky Balboa é adorado por milhões de fãs. Porém, no combate pelo título mundial com o poderoso Clubber Lang, que acidentalmente provoca a morte do seu treinador, Rocky sofre um humilhante knockout e decide abandonar as luvas. Mas Apollo Creed encoraja-o e começa a treiná-lo para um acerto de contas com Lang e recuperar o título de volta.


Eu sou um grande fã da série de filmes do Rocky Balboa, que pode ser considerada uma das franquias mais amadas da década de 80 e início dos anos 90. Quem nunca viu uma imitação ou imitou o treino do Rocky ao som do tema clássico "Gonna Fly Now" criado por Henry Mancini? É aquele mesmo do "tã-rã-rãmmm / tã-rã-rãmmm / tã-rã-rãmmm...". Por isso é que eu preciso incluir pelo menos um filme desta saga na coluna "Filme da vez". Reconheço que o Sylvester Stallone não é um bom ator,  que os filmes do Rocky são cheios de momentos embaraçosos e que os lutadores poderiam ficar mais tempo de camisa, mas isso não diminui a força desse personagem que se transformou em um dos grandes ícones do cinema. Algumas dessas coisas, inclusive, fazem parte do seu charme, como o "lábio torto" de Stallone no seu famoso grito "Adriammmmm!!!!".

Ao invés de falar da saga como um tudo, decidi escolher o filme preferido e focar nele. Não tive nenhuma dúvida em escolher o Rocky III como o melhor filme da saga pois, na minha opinião, este filme traz tudo o que fez dessa série um grande sucesso e também marcou o auge das carreiras de Sylvester Stallone (Rocky) e Carl Weathers (Apollo Creed). Vou mais além e digo algo que vai soar como uma "viagem intergaláctica na maionese": este filme tem grandes ensinamentos para a vida em termos do "perigo do sucesso" e da superação diante de obstáculos. O fato dele ter sido escrito e dirigido por Sylvester Stallone apenas me confirma o fato de que, mesmo lá no fundo, ele tem talento para criar boas histórias e filmes.

O roteiro, como já disse, tem todos os ingredientes de um bom filme do Rocky:

1) Um adversário aterrorizante e carismático? CHECKED (se dissesse o contrário o Mr. T ia postar um comentário me chamando de "Fool")
2) Boas lutas com reviravoltas e final apoteótico? CHECKED
3) O treinador do Rocky (Mickey) gritando com ele e dizendo que o adversário vai "mandar ele pro espaço"? CHECKED
4) Esposa do Rocky esculachando ele para motivá-lo? CHECKED
5) Clipes de treinamento com musiquinha motivacional? CHECKED

Alem disso, o filme retrata o perigo que o sucesso pode trazer a um desportista de ponta que já conquistou tudo. No caso de um lutador como Rocky, o que aconteceu é que ele ficou "manso" e perdeu o "olho de tigre" (a motivação) que tinha para continuar dando o melhor. O dinheiro e as distrações da fama também contribuíram. Isso é uma grande verdade e na vida real temos vários exemplos de pessoas que, ao meu ver, passaram pela mesma situação (Popó, Anderson Silva, Ronaldinho Gaúcho, etc). No caso de Rocky, isso trouxe não só a perda de seu título mas também uma grande perda pessoal com a morte do seu treinador. O filme retrata bem isso e todo o drama gerado, pegando esse gancho para contar a história de superação do "garanhão italiano" que, com a ajuda do seu antigo algoz Apollo Creed, volta à dura rotina de treinamentos e se reinventa para superar as adversidades. Uma grande lição motivacional.

O filme tem também momentos engraçados, como a luta inimaginável entre Rocky e um lutador de luta-livre chamado "Thunder-Lips" (também conhecido como a "Montanha da luxúria") e interpretado pelo famoso Hulk Hogan no auge de sua carreira.

As interpretações são um pouco "over-the-top", mas neste filme isso casa bem com a história. Stallone continua com suas caretas e trejeitos, Mickey continua rabugento, Polly continua dando trabalho e a Adriam continua serena e centrada. O destaque fica com o estreante Mr. T, que faz em Clubber Lang o seu papel mais marcante no cinema, caindo como uma luva na pele do vilão convencido e enjoado e também entrando para a história da saga com suas caretas únicas e falas escrachadas. Carl Weathers também não decepciona e retorna ao seu papel de Apollo para deixar definitivamente sua marca na série.

A trilha sonora é um ponto alto, como deveria ser em todos os filmes do Rocky. Pela primeira vez a música "Eye of the Tiger" é associada à franquia e se transforma em um segundo tema para o personagem. As músicas dramáticas também servem com competência ao seu propósito e o emocionante tema da vitória  volta com força total para coroar um dos finais mais apoteóticos da série.

Mesmo depois de "fracassos" como Rocky V e Rocky Balboa, eu sinto falta dos filmes dessa série. Já li sobre rumores de uma série de TV ou filme baseado em uma história paralela com o filho de Apollo. Apesar disso, talvez seja melhor deixar o Rocky descansar no passado do que fazê-lo voltar de uma maneira que não faça jus ao seu "legado". Enquanto isso, para matar a saudade, acho que vou preparar uma coluna "Eu faria assim: Rocky V" e tentar dar um desfecho que considero mais adequado a este personagem tão carismático que foi um herói da minha infância e até hoje me motiva com seu tema inesquecível a acordar todo dia cedo e ir pra academia malhar antes do trabalho.

4 comentários:

  1. Hehehe...Eu confesso que tive que olhar no imdb para lembrar do Rocky V...Hehuhuahuhaa... Só faltou comentar sobre o Rocky Balboa de (2006)... Mas aí quem sabe não seria outro post? Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do checklist de ingredientes de um bom filme do Rocky...kkkkk Não me lembrava de algumas coisas (vou ter que assistir de novo!).

    ResponderExcluir
  3. Um bom filme realmente, mas confesso que o primeiro é o melhor de todos para mim.Seguido do segundo. Quando um Campeão mundial ( Apollo) daria uma chance a um lutador desconhecido e este daria uma verdadeira lição de superação e força a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, gosto é desse jeito mesmo. Mas eu concordo com você que em termos cinematográficos e de atuações, o primeiro é o melhor. Eu apenas gosto mais do terceiro por ele ter mais "momentos Rocky"...hahahaha. Valeu pelo comentário!

      Excluir