Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Um Ninho para Dois (2021)


A exploração de um tema pesado de uma forma bem mais descontraída, mas ainda assim capaz de gerar empatia e reflexão

                                                                                                           

Nota IMDb: 6,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Starling
Ano de Lançamento: 2021
Diretor: Theodore Melfi
Estrelas: Melissa McCarthy, Chris O'Dowd, Kevin Kline
Sinopse: Depois de uma perda terrível, Lilly entra em uma batalha contra um pássaro territorialista para recuperar o domínio do jardim. Essa luta acaba se transformando em um caminho inesperado para processar o luto.
Crítica: Michael

A temática das consequências da perda de um filho já foram tratadas em diversos filmes com abordagens diferentes. No próprio NetFlix já tivemos o excelente "Pieces of a Woman" (do qual falamos aqui) que traz uma visão muita visceral e dramaticamente impactante. Em 'Um Ninho para Dois' temos a exploração deste tema de uma forma bem mais leve e descontraída, mas ainda assim capaz de gerar empatia e reflexão.

O roteiro mostra um casal que perdeu o seu bebê e está sofrendo com o marido internado em uma instituição psiquiátrica e a esposa tentando segurar as pontas apesar da sua dor interior. Neste cenário, ela se vê de repente tendo que travar uma "batalha" pelo seu quintal com um pássaro territorialista e esta jornada acaba servindo como uma forma de lidar com a perda e se conectar novamente com o seu esposo. Como disse antes, o tom do filme é leve considerando o assunto extremamente delicado, mas ele não se esquiva de mostrar os estágios do luto e também tratar de temas como suicídio e depressão. E mesmo tendo até momentos de comédia, graças à simpatia do casal protagonista, o filme consegue passar sua mensagem e trazer atenção e reflexão sobre todos esses pontos tão complicados. Talvez isso seja considerado algo negativo por aqueles que esperam um drama pesado, mas também é louvável pelo fato de permitir ele alcançar um público que evita este tipo de abordagem. O destaque negativo vai para os efeitos digitais do pássaro que, mesmo compreensivelmente necessários, deixam um pouco a desejar e mostram claramente se tratar de algo artificial.

O grande destaque é mesmo Melissa McCarthy que esbanja simpatia e consegue arrancar risos mesmo nos momentos em que menos se espera. Isso faz parte do "pacote" dela e sua escolha parece ter sido intencional justamente para aliviar um pouco o transformar o filme em algo mais palatável. Como seu marido, Chris O'Dowd também mostra desenvoltura e uma química interessante com Melissa. Destaque também para a participação pequena, mas relevante, do talentoso Kevin Kline.

Temos então uma boa oportunidade de drama familiar que trada de assuntos pesados com uma leveza e humor raros no gênero. Sua abordagem única e peculiar de introduzir a questão do pássaro na trama consegue surtir o efeito desejado, apesar das limitações dos efeitos especiais. Desde que as expectativas estejam alinhadas, é uma excelente opção para os fãs do gênero.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário