Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Pieces of a Woman

Um drama impactante que trata de perda e reconstrução
                                                            

Nota IMDb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Pieces of a Woman
Ano de Lançamento: 2020
Diretor: Kornél Mundruczó
Estrelas: Vanessa Kirby, Shia LaBeouf, Ellen Burstyn
Sinopse: Pieces of a Woman é a jornada emocional de uma mãe que acaba de perder seu bebê. Diante dessa perda, ela terá que lidar com as consequências que seu luto tem nas relações com o marido e a mãe, lutando para que seu mundo não desabe por completo.
Crítica: Michael

Quem já teve um filho sabe que a ligação com ele se inicia bem antes do nascimento e é selada no momento que você pega ele em seus braços pela primeira vez. Sendo assim, a perda de um filho logo após este momento é algo que gera uma dor imensurável e afeta os pais e seu relacionamento de maneira profunda. Este drama trata justamente deste assunto e mostra a luta de uma mãe para reencontrar o sentido da vida após a perda prematura de um filho. Sem aliviar nos assuntos mais pesados e com uma atuação magistral da protagonista, o resultado é impactante.

A trama mostra um casal que resolveu ter o primeiro filho em casa com o auxílio de uma doula. Porém, o parto tem algumas complicações e a criança acaba falecendo pouco depois de nascer. A partir daí, o relacionamento do casal, que já era conturbado, entra em uma espiral destrutiva e cada um reage de uma forma diferente para tentar se agarrar à vida. Enquanto a mãe foca em reavaliar seus sentimentos e traumas gerados, o pai e a família da mãe procuram punição para a mulher que deveria realizar o parto. E por falar nisto, cabe um destaque especial para a longa e traumática cena do parto. Quem já assistiu a 'O Resgate do Soldado Ryan' sabe que a cena inicial da invasão à Normandia é extremamente impactante e eu chegaria a dizer que a cena do parto deste filme usa a mesma fórmula, mas claro que aplicada em um contexto diferente. Mas a decisão se mostra acertada porque estabelece desde o início o significado e o trauma gerados pela perda do bebê. E, ainda que o filme se estenda demais em alguns momentos e acabe ficando longo, o desenvolvimento da jornada da mãe é bem feito e tem uma conclusão satisfatória.

Sem dúvidas o grande destaque vai para a protagonista interpretada por Vanessa Kirby. Sua entrega para o papel é completa e ela mostra grande amplitude dramática para tratar dos pontos mais fortes do filme. Sua performance é inclusive capaz de gerar premiações. Outra que se sobressai é Ellen Burstyn no papel da sua mãe e as duas possuem a melhor química do elenco e compartilham as melhores cenas de confronto pessoal. O papel do pai ficou com Shia LaBeouf e, apesar dele parecer estar representando a si mesmo, o resultado é bom e ele consegue fazer o contraponto com a personagem da mãe.

Certamente este filme pode chocar aqueles que pretendem ter filhos (acho até que as doulas vão ter que incluir o filme em suas explicações para tranquilizar os pais) ou até arrancar lágrimas daqueles que já tiveram e sabem dos sentimentos envolvidos. Mas, para aqueles que perseverarem nos momentos mais pesados, haverá a recompensa de ver como é possível sair de uma situação tão difícil e seguir a vida. O filme inclusive usa a figura da construção de uma ponte no decorrer da trama e ela serve para mostrar que, apesar das dificuldades e desafios, sempre é possível achar uma forma de chegar ao outro lado.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário