Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Stalking Chernobyl - Exploration After Apocalypse(2020)

Apesar do título super exagerado, nesse curto documentário de 58 minutos, é explorada a estranha atividade de invadir ilegalmente a área proibida de Chernobyl e outras curiosidades desse lugar que fascina tanta gente.

Nem tente ver os filmes que fizeram baseados nos jogos...:/


Nota IMDb: 6,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2020
Diretora: Iara Lee
Sinopse: Visando mostrar o porquê e onde os chamados "exploradores urbanos" tem uma especial atração justamente onde ocorreu uma das tragédias que marcaram os anos 80 e como tentam levar a vida os que moram perto do epicentro dela.
Crítica: Dissonantbr


Lá em 2007 houve o lançamento do jogo S.T.A.L.K.E.R. de terror de sobrevivência que meu amigo jogava frequentemente e até levei um spoiler do final do primeiro(e que se repete no começo do segundo se não estou errado :)). Mas o termo Stalker aqui é uma pessoa que invade uma zona proibida e sujeita a um processo penal(e prisão em muitos casos), como a zona de exclusão do acidente nuclear de Chernobyl.

Curiosamente o documentário prefere focar no porquê das pessoas irem lá, com um sério risco de contaminação(aliás uma coisa super interessante é observar como variam os níveis de perigo em uma área relativamente pequena) e não incentivar diretamente de certa forma esse comportamento. Inclusive como podemos ver, hoje em dia existe toda uma indústria turística que ajudou a muitos habitantes da área pós crise a viver, os quais tentam respeitar algumas regras de segurança(se isso é possível em um lugar que está precariamente conservado e radiativamente muito ativo).

Outro ponto alto que vale o tempo de projeção são as imagens e as reflexões. E estão lá praticamente todos os grandes "pontos" turísticos da área, como o que sobrou do porto e Pripyat, uma boa discursão sobre conservação e a cultura de viagem para tirar uma mesma foto, assim como os que se sacrificaram para registrar as lições dessa triste lição do desrespeito das regras de segurança, e consequentemente com a vida humana.

Resumindo, se você não assistiu à excelente série da HBO Chernobyl(e que tem a crítica aqui), por favor corra atrás e se você já fez isso, esse documentário que me surpreendeu por uma visão bem holística da situação, servido com um excelente complemento. Disponível na Amazon Prime Video assim como também no Youtube para alugar/comprar.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário