Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Schumacher (2021)

Um ótimo documentário que consegue reconstruir a imagem de Schumacher e fazer justiça a um dos maiores ídolos da Formula 1

                                                                                         
Nota IMDb: 7,5 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Schumacher
Ano de Lançamento: 2021
Criadores:  Hanns-Bruno Kammertöns, Vanessa Nöcker, Michael Wech

Uma das coisas que aprendi a gostar com meu pai foi a Formula 1. Quando criança, ainda peguei o final da carreira do lendário Ayrton Senna e isso ajudou a me transformar em um fã do esporte. Desta forma, eu também acompanhei a "Era Schumacher" que se estabeleceu na categoria após a morte prematura de Senna e o vácuo que ela deixou. Confesso que nunca torci muito por ele por conta da sua postura um tanto arrogante e até desleal muitas vezes, mas sempre reconheci seu enorme talento. Este excelente documentário, apesar de curto e de não cobrir alguns aspectos importantes, ajuda justamente a desmistificar esta imagem que foi montada dele e de confirmar sua capacidade técnica.

Através de filmagens de arquivo e de entrevistas de grandes figuras do esporte e de seus familiares, conhecemos mais sobre as origens humildes de Schumacher, que cresceu correndo em uma pista de kart gerenciada pelos seus pais. Desde cedo ele sempre teve que lutar com limitações técnicas e usar suas habilidades para se sobrepor aos adversários. E mesmo com uma trajetória de carreira que não passou pelas "categorias de base" da Formula 1, assim que teve uma chance ele provou que tinha capacidade para ser um campeão. 

Uma das coisas mais interessantes foi descobrir a enorme dedicação e entrega que ele sempre teve dentro e fora das pistas. A imagem que tinha dele era completamente diferente, mas o seu distanciamento que se mostrava como arrogância na verdade era uma demonstração de que seu foco era no esporte e não na promoção de sua imagens ou nas relações públicas. O documentário mostra uma pessoa extremamente reservada, apegada à família e com total paixão e dedicação pelo esporte. Apesar de seu talento nato, ele sempre precisou trabalhar duro para conseguir conquistar e a narrativa de sua luta para trazer um título para a Ferrari que não vinha há mais de vinte anos é bastante contundente e mostra como ele conseguiu contagiar a equipe e a transformar em um time vencedor.

Uma pena que o documentário não cobre toda sua biografia com a mesma atenção e temos alguns vácuos de tempo que deixam os fãs com um certo gosto amargo. Além disso, mesmo com depoimentos de figuras marcantes do passado e do presente da categoria, algumas ausências são quase inexplicáveis, como por exemplo a não participação de Rubens Barrichello, seu companheiro de equipe durante os cinco títulos mundiais com a Ferrari. Claro que uma parte do tempo precisaria ser dedicada ao seu lado pessoal e ao acidente que o incapacitou e fez com que ele sumisse da mídia completamente, mas os fãs do esporte certamente gostariam de um tempo maior dedicado às pistas. E por falar no seu acidente, o documentário compreensível mente não mostra nada sobre seu estado atual além do depoimento dos seus familiares de que pretendem manter sua privacidade e de que ele continua tendo toda a atenção e tratamento necessários para se sentir confortável

Sem dúvidas é uma excelente pedida para os fãs da Formula 1 ou para aqueles que gostam de documentários sobre grandes figuras do esporte mundial e de suas histórias de superação e triunfo. E o seu maior mérito foi não focar no talento de Schumacher, que já é bastante conhecido, mas sim mostrar o seu lado mais humano e de profissional extremamente focado e dedicado. Mesmo com algumas lacunas na biografia e ausências nos depoimentos, o documentário consegue de certa forma fazer justiça a este ídolo incontestável da Formula 1.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário