Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: 11 De Setembro - No Gabinete De Crise Do Presidente (2021)

Um retrato preciso e surpreendente sobre os bastidores do poder no dia do maior ataque terrorista da história
                                                                                                                     

Nota IMDb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2021
Título original: 9/11: Inside the President's War Room
Diretor: Adam Wishart
Crítica: Michael

O começo do século 21 foi marcado por uma tragédia que espantou o mundo e gerou uma onda de consequências que reverberam até hoje. O ataque terrorista às Torres Gêmeas e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001 foi uma amostra do poder devastador do ódio e ocasionou cenas estarrecedoras. Aos poucos ficamos sabendo de algumas informações sobre os bastidores do poder nos EUA durante os ataques, mas nunca com tantos detalhes quanto mostrado agora por este excelente documentário lançado na Apple TV+. Com o aniversário de 20 anos da tragédia, é uma excelente oportunidade para relembrar o terror e as lições que ele trouxe.

Em 11 de setembro de 2001 eu estava na faculdade e lembro claramente, assim como a maioria das pessoas que testemunharam este momento, o que estava fazendo e da minha reação. Quando comecei a ver na TV parecia ter sido um acidente, mas depois que o segundo avião se chocou contra a outra torre ficou claro que era um ataque e eu assisti estarrecido as cenas chocantes que culminaram com a queda dos dois prédios. E durante tudo aquilo eu me lembro de pensar como a liderança da maior potência do mundo estaria lidando com um ataque tão inesperado e destruidor.

Este documentário tenta justamente mostrar isso e traz todos os detalhes daquele dia fatídico para os EUA. Ele faz isso tanto com entrevistas com os principais envolvidos, desde o então presidente Bush e seu staff principal, como com fotos e gravações dos bastidores do poder. Uma coisa que fica clara é como nem mesmo a maior potência militar estava pronta para um ataque tão ousado. A falta de informações claras sobre a origem e a extensão dos ataques combinada com o desespero e o medo e até mesmo limitações de cunho tecnológico fizeram com que a liderança do país focasse inicialmente apenas em sua sobrevivência. Aos poucos, enquanto a poeira foi literalmente baixando, o documentário mostra como já no primeiro dia foi traçado o rascunho da nova política de tolerância zero com o terrorismo que seria adotada por Bush ao declarar guerra contra o terror. Claro que isso gerou enormes consequências e inclusive foi usado posteriormente como justificativa para atos de violência e abuso de poder, mas este não é o foco deste documentário que toma a decisão correta de trazer à memória de todo o sofrimento das vítimas e a impotência dos seus líderes diante de uma situação tão extrema.

Temos então uma oportunidade única de saber mais sobre os bastidores do poder durante o maior ataque terrorista de todos os tempos, tudo feito com extrema qualidade de produção e com acesso total aos envolvidos na época. Com esta tragédia já tendo acontecido a duas décadas, muitos nem eram nascidos e outros começaram a se esquecer. Situações como esta devem ficar sempre vivas em nossa mente para que as lições aprendidas não se percam e evitarmos que algo assim acontece novamente no futuro.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário