Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Nem um Passo em Falso (2021)

            

Um bom drama de crime com uma pegada 'noir' e um foco mais mundano
                                                                                                           

Nota IMDb: 6,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: No Sudden Move
Ano de Lançamento: 2021
Diretor: Steven Soderbergh
Estrelas: Don Cheadle, Benicio Del Toro, David Harbour
Sinopse: Estrelado por Don Cheadle e Benicio Del Toro, Nem um Passo em Falso acompanha um grupo de pequenos criminosos em Detroit na década de 1950. Eles são contratados por uma pessoa anônima para roubar um importante documento. Mas quando seu plano dá terrivelmente errado, o grupo descobre que se envolveu em uma rede de conspirações muito maior do que poderiam imaginar.
Crítica: Michael

O talentoso diretor Steven Soderbergh ficou conhecido pelos seus filmes da série 'Onze homens e um segredo' onde faz malabarismo com um elenco estrelado em uma história de golpe mirabolante. Estes filmes esbanjam glamour enquanto os talentos desfilam na tela o seu charme. Pois bem, agora é a vez dele trazer uma versão mais "noir" desta fórmula, com um elenco estrelado em um ambiente bem mais mundano e permeado pelo preconceito racial. Apesar de um ritmo lento, o resultado é bem positivo e traz as esperadas reviravoltas.

O filme mostra um grupo de pequenos criminosos na década de 50 que são contratados por um desconhecido para roubar um documento. Quando o plano dá errado, eles precisam descobrir quem está por trás de tudo para salvar a própria pele. À medida que eles vão subindo na cadeia de comando, uma das mensagens centrais da trama é revelada: sempre existe um "cachorro maior" e geralmente quem tem mais dinheiro acaba levando a maior vantagem. A trama se desenrola em ritmo um pouco lento e não tem muitos momentos de emoção, prevalecendo os diálogos e atuações. Mas pelo menos o roteiro é inteligente e traz reviravoltas interessantes que irão manter o espectador interessado no seu desfecho. Um dos pontos relevantes também é o retrato do preconceito racial e seu impacto nos personagens.

E a dupla de protagonistas formada por Don Cheadle e Benicio Del Toro mostra desenvoltura para retratar esse tema e carregar o filme. Enquanto Don faz o papel do bandido mais inteligente e com honra, Del Toro incorpora a figura mais limitada e obtusa. Temos ainda as participações de grandes rostos como Matt Damon, Jon Hamm e Ray Liotta que, apesar de pequenas, ajudam a abrilhantar o elenco e dar mais peso à trama.

Em suma, temos um bom drama de crime que, apesar de um escopo bem mais humilde e mundano, traz personagens e uma história interessantes. A lente diferenciada dá um aspecto meio arredondado e peculiar às cenas, mas creio que isso foi algo intencional do diretor para destacar que estamos assistindo algo que se passou há muito tempo, mas que traz uma mensagem sobre preconceito e ganância que infelizmente ainda são bem atuais. Disponível no HBO Max.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário