Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras Impressões : Playstation 5

Uma agradável surpresa que mudou meus planos de desistir dos consoles
                                                                                         

                                                                                       
Em primeiro lugar preciso confessar que não comprei o Playstation 5 e na verdade eu já estava decidido que nem iria fazer isso. Apesar de ter começado como "console gamer", tendo possuído todos os consoles da Sega e da Sony desde o primeiro Playstation, aos poucos eu fui migrando para o PC e hoje em dia essa é a minha plataforma principal, tanto que meu Playstation 4 pegou muita poeira e só foi usado para jogar alguns exclusivos da Sony. Porém, quando o coeditor do blog marcou uma viagem e me ofereceu o seu Playstation 5 por empréstimo, não pude negar, principalmente porque estava louco para jogar o remake de Demon's Souls, um dos meus jogos favoritos. Então, depois de quase um mês de uso, devo dizer que não só fiquei bastante impressionado com o console de nova geração como até mudei de ideia e assim que os preços se normalizarem eu devo também comprar um para mim.

Para começar, vamos tratar do elefante no quarto, literalmente. O Playstation 5 é enorme e certamente não irá caber fácil em qualquer rack, principalmente para quem quiser deixar ele na vertical. Com um design bonito e uma construção que transparece firmeza e qualidade, o console é bastante imponente e vai chamar a atenção no seu móvel. A vantagem desse design maior é que temos uma refrigeração bem adequada e pouco intrusiva em termos de barulho. Mas realmente, antes de comprar vale à pena estudar se você terá um bom lugar para acomodá-lo. E por falar nisso, até o momento em que escrevo este post ele está fora de estoque em quase todas as lojas e apenas quem estiver disposto a pagar a "taxa dos apressados" conseguirá achar um no Mercado Livre para vender. E isso já considerando que, apesar de custar quinhentos dólares nos EUA, foi lançado aqui com o preço oficial de R$4699,00 (para a versão com drive de Bluray que é a que estamos avaliando aqui), aplicando quase um "dólar Apple" de conversão.


Em termos de interface visual, a Sony mudou muitas coisas, mas manteve a navegação horizontal que já vinha desde o PS3. A principal alteração foi em termos de resolução e agora finalmente o console apresenta uma interface que foi feita para TVs 4k, sendo assim lembre-se disso antes de comprar um, pois certamente a experiência ficará comprometida em uma resolução menor. Além disso, se sua TV possuir uma entrada HDMI 2.1 você também poderá em breve tirar proveito das inovações dessa interface, como 4k120Hz e Freesync, assim que a Sony disponibilizar isso através de uma atualização de firmware. Outro detalhe importante é que, ao contrário do concorrente da Microsoft, o PS5 não suporta a resolução de 1440p até o momento, ou seja, nem adianta pensar em ligar ele em um monitor com essa resolução.


No quesito de usabilidade, a grande inovação da Sony foi em relação ao novo controle, chamado de DualSense. Através de um jogo demo grátis que vem no console você consegue experimentar todas as novas capacidade desse controle, como por exemplo um sistema de force feedback muito mais preciso e também gatilhos com resistência, permitindo novos usos em jogos que desejarem. Devo dizer que senti bastante diferença principalmente em termos do force feedback e que a construção e o conforto são excelentes. Ainda que as mudanças em termos de aparência e ergonomia tenham sido pequenas, estas outras inovações transformaram este controle no grande vencedor desta nova geração.

Outra inovação significativa diz respeito ao sistema de armazenamento do console e nesta nova geração finalmente temos a introdução do SSD. E não é qualquer um, mas sim um NVMe customizado que, a princípio, é mais rápido do que qualquer um disponível hoje no mercado. Isso influencia diretamente nos tempos de carregamento dos jogos e, por exemplo, em Demon's Souls fez o que antes levava uma eternidade se transformar em uma tarefa de alguns segundos. Mas nem tudo são flores e, apesar de ter capacidade nominal de 1TB, apenas 667,2 GB estão realmente disponíveis para o usuário, o que certamente irá exigir um gerenciamento inteligente por parte do usuário em tempos que instalações de alguns jogos estão ocupando mais de 100 GB. E, também aqui, ao contrário da concorrência, ainda não é possível aumentar a capacidade de armazenamento interna pois o slot de expansão ainda não foi ativado, mas isso deve acontecer em breve e a vantagem é que ele irá aceitar o padrão do mercado e não um formato fechado como no Xbox.


Mas o que importa mesmo em uma nova geração de consoles é o poder gráfico e aqui devo dizer que o Playstation 5 me surpreendeu. Claro que não existe almoço grátis e não podemos comparar um console que custa quinhentos dólares com um PC top que custa dez vezes isso, mas mesmo assim eu garanto que, com o mesmo investimento, é impossível montar um PC que consiga entregar a mesma performance. Confesso que, ao jogar o Demon's Souls, senti como se estivesse tendo a primeira amostra dos verdadeiros gráficos de nova geração, com resolução elevada, framerate estável e ótimos efeitos de física e de iluminação. Isso sem falar que o PS5 é capaz de rodar a maioria dos jogos de PS4 com melhorias gráficas ou de desempenho.

Finalizando, realmente fiquei muito satisfeito com o que vi no Playstation 5. Em um pacote compacto (relativamente), temos desempenho e qualidade que exigiria um PC bem mais caro para rivalizar. De quebra ainda temos também algumas inovações importantes em termos do controle. Ainda assim, fica o alerta de que os acessórios e jogos para ele são bem caros, com um controle adicional custando quase quinhentos reais e os jogos na casa dos trezentos e cinquenta. Para piorar, o próprio console está com preço um pouco inflacionado pela enorme procura. Mesmo que ele tenha feito eu mudar de ideia em abandonar de vez os consoles, o que eu vou fazer e o que recomendo é esperar até que a procura inicial seja atendida e os estoques normalizados para talvez até o preço baixar. De resto, fica a enorme expectativa do que a Sony e suas parceiras irão conseguir extrair deste console quando ficarem mais familiarizadas com o excelente e promissor hardware.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário