Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:As Mortes de Dick Johnson(2020)

Em uma bonita homenagem, esse documentário imagina diversas formas da morte de Dick como uma forma de lidar com inevitável fim desse amado pai. Confira mais detalhes, na crítica abaixo

 

Vamos falar sobre o inverno nas nossas vidas

Nota IMDb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Dick Johnson Is Dead
Ano de Lançamento: 2020
Diretor: Kirsten Johnson(que fez vários documentários, mas esse é fácil o de maior repercussão)
Estrelas:  Dick Johnson, Kirsten Johnson, Kevin Loreque, Michael Hilow, entre outros colaboradores
Crítica: Dissonantbr
 
 

Well... 2020 sempre nos forçando a aprendermos um pouco mais. Como muitos sabem, eu não gosto de drama, mas esse interessante documentário sobre a motivação, sonhos, limitações e finitude da vida de Dick Johnson, é uma espécie de comédia, mas também uma real e comovente evolução dos problemas de memória registrados pela filha e com a compreensão do pai, se tornando o filme como aqueles remédios agridoces que muitas vezes sabemos que nos ajudam em um momento de dor. E claro, tudo isso nasce de uma ideia dele de testar uma clássica técnica de pensar a morte várias vezes do pai para dessensibiliza-la e racionaliza-la. Se é conseguido o objetivo, cabe ao espectador julgar no final.

Tudo começa quando Kirsten, a filha, recebe a confirmação de que os esquecimentos estão piores, erros frequentes acontecem na prescrição de medicações(Dick é um querido psiquiatra) e até um incidente com o carro acabam fazendo que ela venha buscar o seu pai para perto da casa dela. E não vou mentir, de fato não como um filme argentino faria(como "O Filho da Noiva") de alternar riso e lágrimas a projeção não o faz o tempo inteiro, mas isso é um mérito já que é um documentário e não uma ficção(não totalmente), e como ela questiona muitas vezes, até que ponto seria ético registrar ou brincar na confusa situação que até mesmo Dick reconhece?

E tudo ainda fica mais rico com as fantasias e esperanças de algo além da vida, revisitando os problemas e riqueza de vida nessa linda mensagem que teria fácil uma carga deprimente (e apenas ela) se não fosse clara a relação transitiva de ambos de amor de pai e filha que fica tão evidente em tela.

Resumindo, é um filme que recomendo a todos que tem pais ainda presentes, assim como os que são sobre o esperado declínio das nossas capacidades, mas também como respeito e reconhecimento de tanto o que os pais fazem por seus filhos. Beba uns bons copos d'água para esse documentário que como uma longa caminhada, nada fácil, te torna melhor do que no início da projeção(alguma desidratação ocorrerá no processo). Recomendo muito e justifica a excelente nota no IMDb. Disponível no NetFlix.

 




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



Nenhum comentário