Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez:Tesla(2020)

E uma das funções do nosso blog é também avisar sobre filmes ruins, ainda que ou bem intencionados ou sobre assuntos fascinantes. O filme abaixo ambas coisas, mas vários problemas. Descubra o porquê na crítica abaixo

Uma personalidade ainda a ser bem apresentada


Nota IMDb: 5,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Tesla
Ano de Lançamento: 2020
Diretor: Michael Almereyda(estranhamente o mesmo diretor do excelente Experiemntos sobre Milgram e a Maldição da Múmia(1998) :()
Estrelas: Ethan Hawke(com o dopado Nikola Tesla), Eve Hewson(Anne Morgan), Kyle MacLachlan(como Thomas Edison), Jim Gaffigan(como George Westinghouse), Donnie Keshawarz(como J.P. Morgan) , entre outras estrelas
Crítica: Dissonant

É curioso observar como esses anos tem sido difíceis para a memória de Tesla no cinema. E a primeira comparação aqui é ao recente A Batalha das Correntes(com crítica aqui) onde o personagem é muito secundário e meio que banana.  Aqui o Tesla de Ethan Hawke é um disfuncional, mas muito chato personagem. E curiosamente até mal educado. O que é tecnicamente errado(tirando o sério problema que ele tinha com pessoas gordas).

E sim, ignorei a nota do IMDb pelo assunto, quem sabe tentando uma abordagem diferente, mas o que se vê no filme é um sucessão de erros. São os personagens que parecem dopados, o texto chato e arrastado, o personagem narrador desanimado e pouco informativo, e sim, há um baixo orçamento, mas isso em si não justificaria tão fraco desempenho. 

E o curioso é que o filme, que pretende ser uma biografia, não precisaria mal apresentar momentos ficcionais no meio de fatos históricos, inicialmente em um ritmo de filme antigo de escola mostrando o que ocorreu e o que não, mas evitaria o que vemos em tela com uma boa pesquisa, já que de fato Tesla tinha uma série de limitações sociais e psicológicas(manias e a relação com as mulheres para começar. Aliás o antigo dilema entre a escolha de cultivar um grande amor vs revolucionar o mundo é muito mal explorado com um conselho de que inventores não tem tempo para amores), ok, que tal simplesmente focar em algum outro conjunto de personagens ao longo do tempo que conviveram com ele? Como que tal explorar Mark Twain que é um personagem fácil de um série inteira? Ou se daria muito trabalho, então porque não fazer uma ponderação entre o que ele busca e o mundo atual(para ser justo, há um dialogo já no final onde o bravo espectador que chegou lá provavelmente está tão entediado que pode ter ignorado sobre como muitas vezes as invenções e a forma de modelo de negócio, muitas vezes mundial, são incompatíveis).

Resumindo, claro que gostaríamos de mostrar obras que valem a pena, mas aqui vemos um caso de uma Ego Trip de Hawke e produção em uma obra que falta tanta substância e grita o desperdício de tempo, principalmente do espectador. E não são liberdades como o narrador citar estatística de pesquisa do Google, uma rave no meio do filme, viagens com fundos projetados ou um karaokê, nada disso é pior do que tão pouco que foi aproveitado de tão rica história... E tudo isso é uma pena. Ler o artigo na wikipedia é um uso muito melhor do seu tempo.




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)






Nenhum comentário