Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: A Guerra do Vietnã - Um filme de Ken Burns e Lynn Novick (2017)

Um registro primoroso de todos os fatos relacionados à Guerra do Vietnã que foge do romantismo mostrado no cinema
                                                                                                                                                                  
Nota IMDb: 9,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Vietnam War
Criadores:  Ken Burns & Lynn Novick
Estrelas:   Peter Coyote, Huy Duc, Duong Van Mai Elliott
Crítica: Michael

Apesar da Guerra do Vietnam já ter sido inspiração para vários filmes de sucesso como 'Bom dia, Vietnã', 'Apocalipse Now' e 'Nascido para Matar', esta talvez seja a guerra mais romantizada do cinema. Isso ocorre, muito provavelmente, porque os Estados Unidos perderam ela e nenhum diretor queira mostrar realmente o que a motivou e como ela transcorreu. Por conta disso, poucas pessoas sabem a verdadeira história por trás dela. Estando dentro desta estatística, decidi assistir a um bom documentário a respeito e escolhi este "épico" de Ken Burns e Lynn Novick com dez episódios e mais de dezoito (!!!) horas de duração. Felizmente, neste caso, "tamanho é documento" e posso dizer que o esforço é recompensado para aqueles que querem saber mais sobre este conflito.

Logo de cara, uma das primeiras coisas que aprendi vendo esta série documental é que a Guerra do Vietnã foi um conflito totalmente evitável e causado por um série de decisões erradas e mal embasadas dos EUA somadas com a teimosia e falta de humildade para voltar atrás e reconhecer esses erros. Em plena Guerra Fria e se justificando como "combate ao avanço comunista", os EUA invadiram o Vietnã do Sul (nesta época ele estava dividido entre Norte comunista e Sul capitalista) para impedir que o Norte comunista tomasse conta de todo o país. Ao colocar no poder e apoiar governantes fantoches e sem suporte popular e causar uma dependência econômica irresponsável, os americanos foram tratados desde o começo como invasores e impuseram suas políticas e estratégias conflitantes sobre a população local. E, para piorar, quando o movimento da população americana de oposição à guerra ficou insustentável, os americanos simplesmente abandonaram os vietnamitas dos sul e os deixaram à mercê da invasão do norte e de sua repreensão aos apoiadores do movimento de ocupação.

A série documental trata com detalhes minuciosos todos os momentos que antecederam a guerra, seu completo desenrolar e desfecho assim como também os efeitos posteriores. Com um material inestimável de imagens e filmagens reais; entrevistas com envolvidos, suas famílias e autoridades da época, não faltam embasamento e credibilidade. Alguns materiais chegam a chocar como áudios de ligações presidenciais e gravações de reuniões na Casa Branca por meio de escutas. Isso sem falar das filmagens dos conflitos e batalhas e as cenas grotescas já esperadas de um documentário de guerra.

Outro ponto que me deixou bastante chocado é a revelação de que, em sua maioria, os confrontamentos entre tropas americanas e norte vietnamitas eram sem um objetivo significante. Quase sempre as tropas eram ordenadas a tomar um morro ocupado pelo inimigo e, depois de batalhas sangrentas e muitas baixas para conseguir o objetivo, abandonavam o morro que era reocupado pelos adversários pouco tempo depois. Isso sem falar dos inúmeros bombardeios aéreos realizados e que despejaram muito mais bombas do que as usadas em toda a Segunda Guerra Mundial pelos americanos e não alcançaram praticamente nada. A resiliência do inimigo e os desafios do terreno local provaram ser desafios insuperáveis mesmo diante do poderio bélico da nação mais rica do planeta.

Também é preciso destacar os relatos do impacto que a guerra e seu desenrolar teve dentro do território americano. Recebida desde o começo com oposição pelos grupos pacifistas, a guerra polarizou de maneira sem precedentes o país e aos poucos gerou uma verdadeira movimentação nacional com protestos que juntavam centenas de milhares de cidadãos e inclusive ex-combatentes que retornaram da guerra e se opuseram a ela após descobrir o que de fato acontecia lá. A comoção interna foi tamanha que o governo, mesmo demorando, precisou repensar seu envolvimento e assumir sua derrota. Sem dúvidas uma prova da necessidade da população se manifestar contra decisões erradas dos governos que elege.

Sendo assim, se você também quer saber mais (muito mais!) sobre a Guerra do Vietnam, esta é sem dúvidas a melhor escolha e que dará a visão mais completa de todos os acontecimentos relacionados ao conflito. Posso garantir que você ficará bastante surpreso e verá que a realidade é bem diferente do que já foi pintado nas telas de cinema. Muito mais do que uma mancha negra na história dos EUA e um furo na bandeira do capitalismo, esta guerra é uma dura lição a ser aprendida por todos para evitar que algo assim se repita no futuro (como já aconteceu no Oriente Médio).

Lembrando que, até o momento da publicação deste post, esta série documental está disponível no NetFlix.

FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário