Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:O Irlândes(2019)

Em uma crítica sem spoilers, Scorsese definitivamente responde às críticas que vem recebendo com um longo filme, orçamento bem gordo, grandes atuações, uma excelente história e uma dúvida: seria o filme uma metáfora para o seu estilo de cinema? Confira isso e outros detalhes no texto abaixo

Senta que lá vem história



Nota IMDb: 8,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Irishman
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Martin Scorsese
Estrelas:  Robert De Niro(como o "pintor" Frank Sheeran), Al Pacino(como o polêmico Jimmy Hoffa), Joe Pesci(muito mais calmo e dando um show Russell Bufalino), Harvey Keitel(como Angelo Bruno), Bobby Cannavale(como o sinistro Skinny Razor), Anna Paquin(como a mais velha Peggy Sheeran), entre outras estrelas
Sinopse: Em uma épica jornada, acompanharemos um lance de sorte(???) que leva o batalhador Frank de pintor e motorista para uma peça de um máquina mafioso, o flerte com o poder e dinheiro, uma reflexão sobre a vida e o chegar da idade.
Crítica: Dissonantbr


Acredito que o melhor resumo do filme, por ser surpreendente e preciso é o seguinte: a na verdade o filme é uma minissérie de quatro episódios - Episódio 1:"Eu ouvi que você pinta casas" do começo até 49:00; Episódio 2 - "Hoffa" - dos 49:00 até 1:40:00; Episódio 3 "Que tipo de peixe?" 1:40h até 2:47:30 segundos e por fim Episódio 4 "É o que é" de 2:47:30 até o final. Definitivamente o filme mais esperado dos fãs de filmes de máfia é muito bom, mas não superando Os Bons Companheiros e as duas primeiras partes do Poderoso Chefão. E aqui, para ser justo, Scorsese "rouba" um pouco em adaptar o livro O Irlandês - Os crimes de Frank Sheeran a serviço da Máfia . A história rende definitivamente espaço para os as excelentes performances do elenco, resultado de fruto de entrevistas por mais de 5 anos, organizadas por Charles Brandt.

E sim, o filme é uma resposta ao cinema diversão rápida e supostamente superficial, porém seja pelas amizades, contratos e industria, essa agressividades possa ser apenas defesa de mercado/estilo. Vale lembrar que os filmes de Martin já foram chamados de repetitivos, banalizadores/romantizadores da violência,  sem profundidade e também predadores de espaço para outros tipos de filme. Independente disso tudo, nesse filme estão lá vários pontos em comum com suas obras anteriores, um resgate único de fatos importantes nos EUA e no mundo, assim como lealdade e amizade. E negócios.

Contudo falar desse filme é também entrar em uma das grandes polêmicas: para percorrer o enorme espaço temporal do filme, poderia-se optar por um outro ator mais jovem(como o próprio Poderoso Chefão), ou gastar rios de dinheiros em computação gráfica. Dos 160 milhões de dólares de orçamento encontraram uma porcentagem alta para esses efeitos. E o resultado vária muito ao longo do filme, com problemáticas cenas de "paralisia facial", olhos artificialmente brilhantes(o que deixa Frank sinistramente tenebroso), mas provavelmente desnecessário dada a potência dramática do trio De Niro, Al Pacino e Pesci. Aliás há uma cena de acerto de contas com o dono da mercearia que até desfez o investimento pela expressão corporal de De Niro em um corpo digital muito mais novo que não bate que vemos em tela... Talvez faltou uma pesquisa melhor no mercado Deep Fake ou uma visão de uma história que poderia ter sido filmada aos poucos durantes décadas, poupando milhões atualmente. Como Boyhood: Da Infância à Juventude. Pior que os custos futuros nem devem valer mais a pena tamanho sacrifício para começar agora.

Resumindo, é um filmão de fotografia, elenco, história, porém não é um filme para todos. O final, em vários momentos, quase de bira, é bem lento e isso tem um motivo: para quem sabe mostrar como o mundo perde velocidade com a idade, e muitas vezes isso também reflete a perda de importância no mundo. Você pode ser simplesmente ser um modelo ultrapassado em um maquinário. E tudo isso tem um preço. Ponto adicionais pela apresentação de como os personagens morrem, assim como sobre a reflexão final com uma conversa. E essencial para você fã de filmes de máfia e cinema no sentido mais clássico.

E para finalizar um tweet excelente !!! :)))



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário