Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Filmes que Marcam Época (Primeira Temporada)

Uma série documental imperdível para os fãs de cinema recheada de curiosidades e bom humor
                                                                                         
Nota IMDb: 8,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Movies That Made Us
Ano de Lançamento: 2017
Estrelas:   Donald Ian Black, William Atherton, Richard Edlund
Sinopse: Um exame das histórias de filmes clássicos e do seu processo de criação.

Depois do sucesso da série 'Brinquedos que Marcam Época' (que já está na terceira temporada e sobre a qual comentamos aqui e aqui), o NetFlix resolveu investir no conceito e criou uma derivação para falar de filmes clássicos e explicar com muito bom humor o seu processo de criação e o impacto que eles exercem até hoje. Sem dúvidas um prato cheio para os fãs de cinema, principalmente aqueles que se interessam pelo que acontece por trás das câmeras.

Nesta primeira temporada temos apenas quatro episódios para falar de filmes de diferentes estilos: 'Duro de Matar', 'Esqueceram de Mim', 'Caça-Fantasmas' e 'Dirty Dancing'. O seriado segue o mesmo estilo já consagrado ao falar dos brinquedos e usa depoimentos e elementos visuais criativos para contar toda a história da produção desses clássicos, desde sua concepção inicial até o resultado nas bilheterias e seu significado atual. O ponto positivo é que tudo isso é feito com muito bom humor, o que juntamente com uma duração curta de cerca de meia-hora por episódio faz o seriado ser bastante leve e agradável.

Até mesmo para mim que sou do tipo de cinéfilo que assiste aos extras dos DVDs/BLURAYs ficou clara a alta qualidade da pesquisa feita por eles, pois várias curiosidades e fatos sobre os filmes foram novidade. Por exemplo, você sabia que a ideia do primeiro filme dos Caça-Fantasmas veio de Dan Aykroyd e do seu histórico familiar de lidar com o paranormal? E que ele escreveu a primeira versão do roteiro pensando em contracenar com Eddie Murphy e John Beluschi? E você sabia que quando os primeiros trailers de Duro de Matar foram exibidos o pessoal riu do fato de Bruce Willis ser o protagonista? E que o 'Esqueceram de Mim' criou uma nova terminologia e técnicas para quedas de dublês que é usada até hoje? Outra curiosidade interessante foi sobre o filme Dirty Dancing e a luta para poder fazê-lo, sendo que apenas um estúdio independente (que estava no mercado de VHS) aceitou apostar no projeto. A decisão de focar mais nessas curiosidades do que nas tecnicalidades e de fazer isso com bom humor é bastante acertada e gera uma experiência gratificante.

Sem dúvidas esta nova série é obrigatória para todos os fãs de cinema que gostam de saber mais sobre o processo de concepção e criação dos filmes. O foco em curiosidades em troca de termos mais técnicos de cinema também ajuda a agradar um público mais amplo e que geralmente não assistiria esse tipo de documentário. Pena que são apenas quatro episódios, mas certamente ela terá outra temporada e mal posso esperar para ver os novos filmes escolhidos. Fique ligado aqui para saber as novidades.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário