Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras Impressões:Watchmen - Primeira Temporada(2019-?)

Em uma ousada e rica em detalhes série, a HBO aposta em uma série quase possivelmente hermética série que vai muito além sobre heróis e vilões, e talvez bem próximo dos quadrinhos lá de 1986/1987, quer fazer reflexões sobre o mundo que vivemos. Mas será que ela vai conseguir? Confira nossa crítica, sem spoilers, sobre o que achamos da série aqui

O tempo não anda ajudando essa excelente série...:/


Nota IMDb: 7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Criadores:  Damon Lindelof(que vive falando que foi amaldiçoado por Alan Moore, é famoso por The Leftovers, Tomorrowland, Guerra Mundial Z, os novos filmes do Star Trek e....medo....Lost!)
Estrelas: Regina King(como a freira que chuta bundas Night Sister), Tim Blake(como o esforçado Looking Glass), Jeremy Irons(como Adrian Veidt(entendedores entenderam...:P)), Louis Gossett Jr(como o velinho com maior mobilidade que eu já vi...Will Reeves),Jean Smart(como a entediada Laurie Blake...que precisa de terapia, coitada), entre outras estrelas
Crítica: dissonantbr

Desde de outubro vemos um grande movimento no mercado para serviços de streaming com os grandes jogadores(NetFlix, Amazon, HBO e as novas desafiantes Apple+ e Disney+) fazendo grandes esforços lutando pela atenção dos espectadores. Por isso estamos acompanhando várias séries e tentando indicar como andam as novas estórias que podem ou não ganhar nossa dedicação. E a da vez será uma aposta ousada pelos motivos abaixo.

Em 12 revistinhas, Alan Moore e Dave Gibbons  conseguiram entregar algo bem diferente de tudo que se via na já problemática industria de quadrinhos, com uma curiosa reflexão do mundo,tudo isso em um momento de alta tensão entre EUA vs URSS nos 1986 e 1987, anos de publicação da obra original. No original, heróis que foram uteis à sociedade passam a ser fora-da-lei ou trabalham para o governo. Estranhas ameaças aparecem, um assassinato de um importante herói mostra uma complexa conspiração que literalmente ameaça o mundo e escolhas tem que ser feitas. E o mais curioso, um grupo não muito mais funcional de ex-combatentes do crime tem que resolver tudo isso em um mundo que Nixon não renunciou, a Guerra do Vietnã toma outro rumo totalmente diferente e a tecnologia evoluiu em alguns aspectos, a ameaça nuclear existe, mas para variar a ética não acompanhou todos avanços, tudo isso demonstrando que não é à toa que Watchmen foi de fato um dos 100 romances mais importantes no século XX segundo a BBC.

E por que justo mexer em algo tão complexo iria interessar a HBO que vive o problema do fim de um série de sucesso(ok, vamos relevar o final da temporada) como Game of Thrones? Isso ainda é uma pergunta em aberto na série que até o momento desse post está com 4 episódios revelados de uma primeira temporada de 9. Porque em aberto porque definitivamente o que a série não é, é justamente ser simples...

Já no começo da série vemos a representação  de um fato histórico real traumático que foi o massacre de Tulsa(mais fatos interessantes sobre isso, pode ser visto nessa reportagem da BBC Brasil, nesse link), lá em 1921 e que vão definir vários acontecimentos do show. A tensão racial, algo que ainda é uma grande questão no mundo que vivemos, é muito importante aqui, porém a série fala de muitas outras coisas, e sinceramente, não de forma clara na grande parte das vezes. E aí fica a grande dica: vale persistir porque essa interpretação daquele mundo é um grande mosaico que vale a pena ser visto.

E pode ser que quem não leu os quadrinhos originais fique um pouco perdido. Ou simplesmente ache a série sem um grande objetivo além de eventuais ataques políticos(e sim, a obra original era bem política), mas me senti surpreendido com a quantidade de vezes que a sutilezas, seja como metáforas, ou comparações do mundo da série e o nosso,e como há boas perguntas sobre para onde estamos indo e o porquê.

Por isso, se você topar adotar essa série, recomendo muito os videos de análise de dois lugares. O primeiro é em inglês e é do pessoal ScreenCrush que tem um trabalho insano de encontrar o máximo de referências(haja analise de frame a frame aqui!), sendo que uma mostra do que eles podem fazer é justamente a análise do primeiro episódio nesse link aqui. Outra fonte é o trabalho de análise de PH Santos, agora em português, e com a análise do primeiro episódio que você pode ver aqui. Definitivamente assistir essas análises fazem a experiencia ser bem mais rica, além de servir como um alívio para todos que querem falar sobre tanta coisa que essa obra toca.

Resumindo, a HBO pode ter em mãos um problema curioso: não é uma obra com respostas fáceis, exige atenção e até um pouco de estudo, e sim, é uma liberdade em cima de uma obra tão icônica. Porém, tem chance de conseguir uma boa reflexão de nossos tempos. E apenas com o tempo tenha seu reconhecimento. Por isso fica aquela recomendação de calma e fé que vamos ver algo bem diferente no mundo sem sal dos super-heróis e o que eles falam sobre nós.




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário