Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Segredos Oficiais (2019)

Um ótimo drama baseado em fatos reais e que traz à luz a importância de lutar pelo que é certo
                                                                                                                  
Nota IMDb: 7,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Official Secrets
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Gavin Hood
Estrelas: Keira Knightley, Matthew Goode, Ralph Fiennes
Sinopse: Depois de passar anos trabalhando como tradutora de mandarim para inglês, a espiã do governo britânico Katharine Gun torna-se mundialmente famosa ao expor segredos extremamente confidenciais da Agência de Segurança Nacional. Após obter acesso a memorandos secretos, ela consegue provar que ocorreu uma grande pressão a seis países para que eles votassem a favor da invasão ao Iraque em 2003, realizada pelos Estados Unidos.
Crítica: Michael

Aqueles que conhecem um pouco sobre a polêmica invasão ao Iraque feita pelos Estados Unidos em 2003 pelo governo de Bush sabem que foi uma decisão extremamente questionável e que haviam outros interesses escusos por trás da guerra. Grande parte disso foi retratado no excelente filme Vice de 2018 (do qual falamos aqui), mas um dos fatos pouco conhecidos sobre o período que antecedeu o conflito é justamente o assunto deste filme 'Segredos Oficiais' que se mostra como um excelente drama baseado em fatos reais.

O filme mostra a história de uma tradutora britânica que trabalha para o serviço de inteligência e acaba tendo acesso a um email que retrata uma tentativa de pressionar o conselho da ONU a votar  a favor da invasão ao Iraque. Ela decide então divulgar isso para a imprensa e depois precisa lidar com as consequências que seu ato trará para sua vida e para a de seu marido. O roteiro navega bem entre gêneros com algumas pitadas de espionagem, jornalismo e tribunal, mas tudo envolto por um bom drama pessoal. O andamento da trama tem um ritmo que irá prender o espectador e manter o interesse durante seu desenrolar. O registro dos fatos também é feito de uma maneira leve e eficaz, deixando claro tudo o que envolveu esse acontecimento em termos de política e históricos.

Cabe a Keira Knightley interpretar a protagonista e ela o faz de maneira muito eficaz, retratando bem toda a angústia e sofrimento passados pela personagem. Outro bom destaque é Ralph Fiennes como seu advogado que, apesar de ter uma participação pequena, traz um peso importante para o filme.

Sem dúvidas estamos diante de um ótimo drama que traz bom elenco e roteiro, mas talvez o maior atrativo do filme é o fato de trazer à luz um evento real que expôs mais uma evidência sobre a falta de justificativa para a invasão ao Iraque em 2003. E mesmo que isso não tenha evitado o conflito desnecessário, em seu ato de extrema coragem, Katharine Gun mostrou que vale à pena lutar pelo que é certo.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário