Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:O Futuro do emprego e automação(VICE - HBO 2019)

Está naquele finalzinho de assinatura da HBO e queria algo bom pra ver? Nesse resumo de uma longa série disponível no canal Vice, esse curto documentário faz um resumo interessante sobre o que pode ocorrer e já está acontecendo com os empregos. Confira mais detalhes na crítica abaixo.

Seja criativo ou/e programador...Vixi...


É engraçado constatar que de fato existe um grupo passível de terapia toda a segunda que são os fãs de Game of Thrones. E pior ainda, muitos sofrem para encontrar algum conteúdo interessante no péssimo programa HBO Go(é tão ruim que chega a ser engraçada a navegação no programa. Se você marca algo como favorito, não importa nada para o programa já que ele não destaca nada no mar de atrações). Mas voltando aos conteúdos, claro que a "Menina dos Olhos" do canal é o excelente e tenso Chernobyl, porém há uma categoria quase oculta de documentários. E hoje vamos destacar um rápido resumo de uma longa série do canal Vice, um canal spinoff da HBO, que além de ter um movimentado canal no YouTube, faz especiais para a HBO. É o caso do documentário "The Future of Work & Automation".

Em 52 minutos, o filme mostra o possível impacto dos caminhões autômatos na economia americana, assim como para a classe de caminhoneiros que serão substituídos. E o primeiro mérito da obra é não entrar apenas em um clima alarmista de que todos os empregos sumiram, os humanos que não estão na nova cadeia de produção(que vai ser basicamente exclusivamente intelectual e criativa) serão párias e o colapso virá. Contudo, em uma mensagem bem clara, tanto na série no YouTube, como aqui, é essencial que a relação de trabalho mude, que ironicamente o trabalhador tenha oportunidade e disposição de explorar seu lado humano, em contraste com a realidade das primeiras cooperações humanos/máquina como os galpões da Amazon, e principalmente, que o máximo de pessoas aprendam a codificar.

É verdade que ainda há um caminho a ser percorrido, como o que os robôs não conseguem fazer ainda por falta de destreza/sensibilidade motora, porém cada vez mais isso vira uma questão de custo(os que fazem o que é necessário ainda são muito mais caros que a hora de humano) e cada vez mais não é possível fazer tecnicamente o que é pedido. Na medicina, por exemplo, estamos na fase de aumentar a eficiência dos médicos em precisão, identificação/aconselhamento, ainda que grandes empresas como Apple, Google e Amazon vêm aumentando progressivamente o investimento na área rumo a uma automatização. Um exemplo que foi notícia recente foi o melhor desempenho do programa em identificar câncer de pulmão do que médicos como pode ser lido aqui.

Outro exemplo é o aconselhamento jurídico que já é possível com uso de Inteligencia Artificial, identificando possíveis falhas e melhoramentos. E sim, ainda há a barreira linguística/costumes (a forma de pensar latina, não só como língua, mas como de tradição jurídica), mas não é intransponível.  E falando nisso, há os problemas de viés de visão dentro da IA,  contudo, se bem ajustada, pode atenuar o famoso problema conhecido na psicologia de Dessensibilização que ocorre quando um juiz depois de uma longa carga de casos, acaba podendo relaxar ou exagerar nas penas por uma generalização otimista ou positiva na análise, coisa que um software poderia evitar(e de novo, desde que tomados ajustes para evitar o viés contra grupos específicos da sociedade, como prova vários casos desses primeiros anos de uso).

Talvez por restrição de tempo não foi possível no documentário entrar sobre uma questão tão simples como o teletrabalho, algo que é bem real em algumas áreas e países e ainda está timidamente entrando na nossa realidade brasileira. E falando em realidade brazuca, segue um bom documentário sobre a juventude e o trabalho, também do vice, no O Jovem e O Trampo, que pode ser visto nesse link aqui.

Por motivos históricos e também pelo eterno terceiro turno em casa, as mulheres podem ser fortemente afetadas com a mudança na natureza do trabalho. Para isso há uma série de iniciativas para poder adicionar bagagem para muitas conseguirem migrar para os novos tipos de emprego. E falando sobre realidade brasileira, há uma iniciativa super interessante de oferecer a oportunidade para meninas a aprender habilidades de empreendedorismo e tecnologia chamada Technovation Challenge. Para conhecer mais sobre isso, vale a pena escutar esse excelente episódio do PodProgramar aqui

Resumindo, vale como reflexão como muito bem um dos entrevistados cita Voltaire : "O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade." E também conhecer mais aspectos sobre o tema nessa playlist no YouTube aqui. E para finalizar ver o vídeo deles do ano passado chamado Robots Could Be Coming For More Than Just Your Job, um pouco mais alarmista, que pode ser visto abaixo(a voz do correspondente parece robótica Huahuahaha).




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário